Da chegada do algodão até a confecção de toalhas e roupas de cama, o processo de produção da Karsten agora está disponível a todos os interessados em desbravar a fábrica de uma das mais antigas empresas do Brasil. Com abertura ao público marcada para esta quarta-feira (26), o passeio de trem pelo parque fabril da centenária companhia, que completa 142 anos em setembro, mergulha no universo de teares e máquinas responsáveis por dar vida a artigos têxteis que abastecem todo o país e também o mercado internacional.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Para deixar o visitante a par de cada etapa do longo e minucioso trajeto que o fio percorre até se transformar nos produtos encontrados nas prateleiras das lojas, a Karsten dividiu o extenso parque fabril em Blumenau, que ocupa uma área de 130 mil metros quadrados quase no limite com Pomerode, em quatro estações. O ponto de partida é a loja de fábrica, onde os passageiros precisam adquirir os ingressos (veja mais informações sobre os passeios abaixo).
É dali que um simpático trenzinho, batizado de Makuka em homenagem à “prima” mais famosa de Blumenau – a Macuca, hoje estacionada em frente à prefeitura –, larga para uma viagem de aproximadamente uma hora e meia. Pintada de preto e destacando o ano de fundação da Karsten (1882), a locomotiva tem espaço para 24 passageiros em bancos para duplas. Como não há trilhos no local, ela ganhou rodas que permitem o deslocamento pelo chão de paralelepípedos que rodeia a fábrica.
A primeira parada é na estação da fiação. Ali os passageiros descem e circulam por um dos prédios do complexo onde, depois da chegada do algodão, há a extração das fibras e torção e surgimento do fio. Tudo é explicado por uma guia com anos de casa. Por conta do barulho, os visitantes precisam usar fones de ouvido especiais, com sinal de rádio que permite ouvir as detalhadas explicações da instrutora.
Continua depois da publicidade
A segunda parada é na estação da tecelagem, onde o tecido começa a ganhar forma. Depois, os visitantes vão até as áreas de beneficiamento, confecção e controle de qualidade. O passeio termina no memorial da Karsten, que reúne um rico acervo histórico que conta um pouco da história dos fundadores e da empresa. Todas as etapas têm visitas in loco e são acompanhadas e explicadas pela guia.
Veja mais fotos do passeio
Como fazer o passeio
Os passeios têm cerca de uma hora e meia de duração e ocorrem em quatro dias da semana, saindo da loja de fábrica da Karsten (Rua Werner Duwe, bairro Testo Salto). Às quartas, quintas e sextas, o trem parte às 10h e às 15h. Aos sábados, as saídas ocorrerão às 9h e às 11h. Os ingressos custam R$ 80, mas haverá uma promoção nesta semana em que metade do valor será revertido em créditos para compras de produtos da marca.
Reservas antecipadas podem ser feitas pelo WhatsApp, no número (47) 9 9955-2091. Também será possível adquirir os bilhetes diretamente no caixa da loja de fábrica. A idade mínima para fazer o passeio é de 12 anos.
Continua depois da publicidade
Leia também
Vinícola de SC entra em recuperação judicial
“Parceira ideal” faz as contas antes de topar vaga de vice do Novo nas eleições em Blumenau
Centro comunitário e esportivo de bairro de Blumenau terá ampla reforma
Badalado restaurante de Blumenau vai fechar para reforma
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp