Sem muito alarde, a C&A abriu em Blumenau o que está chamando de primeiro centro de excelência em qualidade e desenvolvimento de malharia do varejo de moda brasileiro. A nova estrutura centraliza testes de solidez de cor, elasticidade, resistência de costura e conforto térmico das peças oferecidas pela empresa aos clientes.

Continua depois da publicidade

O investimento é estratégico para a gigante varejista porque promete agilizar o processo de controle de qualidade e logística e reduzir o tempo de liberação das peças que abastecem o e-commerce e as mais de 330 lojas da rede no país.

A escolha por Blumenau se deve pelo fato de a cidade ser o centro de um polo com mão de obra especializada que já concentra mais de 80% da malha nacional desenvolvida para a C&A, diz Hussein Rodrigues, diretor de Supply Chain da empresa. Centros de qualificação, aprendizagem e laboratórios especializados presentes na cidade também pesaram.

Antes desse investimento, os testes físicos e as validações da qualidade das peças produzidas no Sul eram realizados no laboratório de controle de qualidade da C&A localizado no Centro de Distribuição em São Paulo.

– As amostras precisavam ser enviadas ao laboratório para análise e só depois eram liberadas para distribuição, o que adicionava etapas, tempo e custos logísticos ao processo – explica Rodrigues.

Continua depois da publicidade

A nova estrutura antecipa e dá mais previsibilidade a esse processo, diz o executivo, reduzindo o tempo de liberação das peças em mais de 60%. Além das atividades em laboratório, um time especializado atuará em campo para realizar inspeções e avaliações in loco, apoiar a aprovação dos lotes e orientar os fornecedores sobre a evolução nas próximas produções.

Este espaço também estará integrado a um centro de distribuição que a C&A já mantém desde outubro de 2022 em Navegantes, o que diminuirá ainda mais custos com deslocamentos.

Quais as maiores empresas de SC

Fonte: Anuário Valor 1000. Crédito das imagens: Divulgação e Arquivo NSC Total

Continua depois da publicidade