Sorria, você está sendo filmado – da cabeça aos pés. A organização da Oktoberfest Blumenau vai apertar ainda mais o cerco contra a larapiagem na edição deste ano. Entre as novidades do moderno esquema de segurança para 2023 apresentado na manhã desta sexta-feira (29) estão a instalação de botões do pânico em banheiros para pessoas com deficiência e um sistema de monitoramento que consegue identificar até mesmo como se veste o folião que cruzar as catracas da Vila Germânica entre os dias 4 e 22 de outubro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A tecnologia, fornecida pela Intelbras, parceira já de outras edições, indica o tipo e a cor de roupa, se a pessoa está com bolsa ou usando chapéu e até mesmo se a manga da camisa é curta ou longa. A descrição do “look” se somará ao reconhecimento facial na hora de identificar agressores e batedores de carteira. Se alguém tem um celular roubado e perceber que o criminoso estava de camiseta azul, por exemplo, essa informação será usada pelo software para filtrar uma lista de possíveis suspeitos.
Como Inteligência Artificial vai ajudar a evitar crimes na Oktoberfest Blumenau 2023
Reforçado para 2023 com novas tecnologias, uso de inteligência artificial e mais câmeras – serão 250 equipamentos ao todo, 50 deles de reconhecimento facial –, o “Big Brother” da Oktoberfest Blumenau vem dando resultados em anos recentes. Só em 2022, a festa conseguiu reduzir em 80% o número de furtos de celular – com três prisões em flagrante –, um problema recorrente em grandes eventos, quando quadrilhas organizadas aproveitam-se da aglomeração para agir. Também no ano passado, nove pessoas com mandados de prisão em aberto foram identificadas ao entrar na Vila Germânica e acabaram detidas.
Continua depois da publicidade
Além do aparato tecnológico, forças de segurança, incluindo as polícias civil, científica e militar, ampliarão o efetivo de agentes para este ano. O monitoramento não ficará restrito à Vila Germânica e se estenderá também para a área externa do complexo, nos desfiles, terminais de ônibus e rodoviária.
Ao apostar em uma vigília com lupa – e um ultra zoom de câmeras de monitoramento –, a Oktoberfest Blumenau avisa que gente mal intencionada não é bem-vinda na festa.
Leia também
Primeiro voo comercial para Blumenau em mais de 20 anos terá políticos e recepção de gala
SC é eleito melhor estado do Brasil e empilha títulos em prêmio nacional de turismo; veja lista
Grupo de ensino “devolve” escola de Blumenau dois anos após compra
Empresa de TI de Blumenau investe R$ 12 milhões em nova sede
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp