nsc
nsc

Água e saneamento

Cooperativa de SC fecha parceria com ONG fundada por estrela de Hollywood

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
07/07/2021 - 13h31 - Atualizada em: 08/07/2021 - 08h56
Sérgio Cadore, presidente do Conselho de Administração da Viacredi, e o ator Matt Damon, um dos fundadores da Water.org
Sérgio Cadore, presidente do Conselho de Administração da Viacredi, e o ator Matt Damon, um dos fundadores da Water.org (Foto: Divulgação/Reprodução)

Maior cooperativa de crédito do Brasil em número de cooperados (cerca de 700 mil), a Viacredi, que tem sede em Blumenau, fechou uma parceria com a Water.org, organização sem fins lucrativos fundada pelo renomado ator Matt Damon (o eterno soldado Ryan dos cinemas) e pelo engenheiro Gary White. A ONG se dedica a projetos que levem água tratada e saneamento básico às comunidades onde atua.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

O acordo prevê um aporte de pouco mais de R$ 1 milhão da Water.org na Viacredi. Com o recurso, a cooperativa vai oferecer aos cooperados uma linha de crédito com condições de financiamento mais acessíveis, voltada a investimentos identificados como necessários para melhorar o acesso a serviços de água e abastecimento na sua região de cobertura – mais de 25 cidades de Santa Catarina e Paraná.

A parceria entre as instituições foi selada no dia 1º de julho. A Viacredi comemora. A cooperativa chama de Saneamais a linha que vai conceder empréstimos especiais para melhorar condições de estruturas como banheiros, esgotos e fossas. O valor disponível será de até R$ 15 mil por cooperado e poderá ser adquirido a partir de setembro. Por outro lado, os programas de educação ambiental previstos são o principal destaque da iniciativa.

O presidente do Conselho de Administração da Viacredi, Sérgio Cadore, diz que o programa resultante da parceria está alinhado com dois princípios cooperativistas: interesse da comunidade e levar informação, educação e orientação para as pessoas, contribuindo para o seu desenvolvimento.

A Water.org atua principalmente em países da Ásia, da África e da América Latina, onde as condições de saneamento básico são mais precárias. Em seu site oficial, a organização diz acreditar que “água é o melhor investimento que o mundo pode fazer para melhorar a saúde, empoderar as mulheres, permitir o acesso à educação, aumentar a renda familiar e mudar vidas”, destacando que 785 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável.

A ONG também afirma ter contribuído com mais de 36 milhões de pessoas em 17 países com “acesso a água potável, saneamento e a esperança, saúde e oportunidades que eles trazem”.

Leia também​

Projeto de novo centro comercial em Blumenau será discutido em audiência pública

Forbes inclui podcast produzido em Blumenau em lista de programas para alavancar a carreira

Morador de Blumenau apoia o turismo, mas teme que visitantes aumentem risco da Covid-19

A vodka de SC que nasceu no Vale da Cerveja e conquistou o mundo

Empresa de TI de Blumenau recebe aporte milionário de fundo de investimento​​​

​​​​​​Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas