Além da aceleração da aplicação de vacinas, a retomada do turismo em Blumenau também passa por superar a desconfiança de quem vive na cidade. Pesquisa do Projeto Focus, da Furb, aponta que 68,7% dos moradores concordam em parte ou totalmente com a ideia de que os turistas que chegam ao município aumentam o risco de infecção por Covid-19. O percentual sobe um pouco mais, para 70,1%, quando a afirmação é se os visitantes que aqui desembarcam aumentam a preocupação relacionada ao novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
O receio com um maior fluxo de pessoas na cidade contrasta com a visão que o próprio blumenauense tem da atividade turística, o que sintetiza o enorme desafio que é promover ações e eventos seguros em meio à pandemia. Praticamente metade dos entrevistados (49%) concordam em parte ou totalmente que Blumenau não é a mesma sem os turistas na cidade e 53% acreditam que a comunidade se beneficia com a vinda de visitantes.
De maneira ainda mais expressiva, 74,7% reconhecem a importância dos turistas para a economia local e 56,7% apoiam a realização de mais investimentos para o desenvolvimento o turismo em Blumenau durante a pandemia.
Por outro lado, o apoio a ações para atrair mais gente à cidade durante esse período se revelou o maior foco de resistência do morador de Blumenau. Nesta questão, 33,4% disseram discordar em parte ou totalmente com essa proposta.
Continua depois da publicidade
A pesquisa foi feita pelo WhatsApp com 600 pessoas com idade igual ou superior a 16 anos entre os dias 1º e 15 de junho. O levantamento avaliou o risco percebido pela população com o turismo e os turistas na cidade durante o período de pandemia. O mesmo estudo também identificou que o blumenauense sente falta da Oktoberfest, cancelada em 2020 por causa do novo coronavírus e ainda sem confirmação de realização neste ano.
Principais resultados da pesquisa
Leia também
A vodka de SC que nasceu no Vale da Cerveja e conquistou o mundo
Empresa de TI de Blumenau recebe aporte milionário de fundo de investimento
Projeto imobiliário gigantesco em Blumenau será discutido em audiência pública
Compra da Cia. Hering pelo Grupo Soma é aprovada sem restrições pelo Cade
Grupo paulista vai pagar R$ 30 milhões por escolas em Blumenau, Joinville e Florianópolis
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
 
				 
                                    