nsc
nsc

Pesquisa

Morador de Blumenau apoia o turismo, mas teme que visitantes aumentem risco da Covid-19

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
05/07/2021 - 09h17
Levantamento avaliou o risco percebido pela população com o turismo
Levantamento avaliou o risco percebido pela população com o turismo (Foto: Patrick Rodrigues)

Além da aceleração da aplicação de vacinas, a retomada do turismo em Blumenau também passa por superar a desconfiança de quem vive na cidade. Pesquisa do Projeto Focus, da Furb, aponta que 68,7% dos moradores concordam em parte ou totalmente com a ideia de que os turistas que chegam ao município aumentam o risco de infecção por Covid-19. O percentual sobe um pouco mais, para 70,1%, quando a afirmação é se os visitantes que aqui desembarcam aumentam a preocupação relacionada ao novo coronavírus.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

O receio com um maior fluxo de pessoas na cidade contrasta com a visão que o próprio blumenauense tem da atividade turística, o que sintetiza o enorme desafio que é promover ações e eventos seguros em meio à pandemia. Praticamente metade dos entrevistados (49%) concordam em parte ou totalmente que Blumenau não é a mesma sem os turistas na cidade e 53% acreditam que a comunidade se beneficia com a vinda de visitantes.

De maneira ainda mais expressiva, 74,7% reconhecem a importância dos turistas para a economia local e 56,7% apoiam a realização de mais investimentos para o desenvolvimento o turismo em Blumenau durante a pandemia.

Por outro lado, o apoio a ações para atrair mais gente à cidade durante esse período se revelou o maior foco de resistência do morador de Blumenau. Nesta questão, 33,4% disseram discordar em parte ou totalmente com essa proposta.

A pesquisa foi feita pelo WhatsApp com 600 pessoas com idade igual ou superior a 16 anos entre os dias 1º e 15 de junho. O levantamento avaliou o risco percebido pela população com o turismo e os turistas na cidade durante o período de pandemia. O mesmo estudo também identificou que o blumenauense sente falta da Oktoberfest, cancelada em 2020 por causa do novo coronavírus e ainda sem confirmação de realização neste ano.

Principais resultados da pesquisa

Leia também

A vodka de SC que nasceu no Vale da Cerveja e conquistou o mundo

Empresa de TI de Blumenau recebe aporte milionário de fundo de investimento

Projeto imobiliário gigantesco em Blumenau será discutido em audiência pública

Compra da Cia. Hering pelo Grupo Soma é aprovada sem restrições pelo Cade​​

Grupo paulista vai pagar R$ 30 milhões por escolas em Blumenau, Joinville e Florianópolis​​​​​​

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas