nsc
nsc

SAUDADE DA FESTA

Blumenau sente falta da Oktoberfest? Uma pesquisa da Furb tentou descobrir

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
02/07/2021 - 09h22 - Atualizada em: 02/07/2021 - 10h05
Resultados chegam no momento em que Blumenau avalia se promoverá a Oktober em 2021
Resultados chegam no momento em que Blumenau avalia se promoverá a Oktober em 2021 (Foto: Daniel Zimmermann, Divulgação)

Blumenau sente falta da Oktoberfest? A economia, sem dúvida. Mas e quanto aos cidadãos? Segundo pesquisa do Projeto Focus, da Furb, quase dois anos depois da última edição, bateu a saudade no blumenauense. Dos 600 entrevistados pelo levantamento, 63% sentiram falta da festa, não realizada em 2020 — pela primeira vez desde 1984 — devido à pandemia de Covid-19. Os dados também indicam que a população preza pelos aspectos econômicos e culturais da Oktober.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Mais da metade das pessoas que participaram da pesquisa, feita via Whatsapp durante o mês de junho, identificam-se com o evento a ponto de ofender-se quando alguém o critica. Mais de 91% concordam totalmente ou em parte com a afirmação: “A Oktoberfest Blumenau é importante para aquecer a economia da cidade”. Quase 81% consideram que ela proporciona lazer à população blumenauense. Apesar disso, nem todos sentem benefício direto. Só 40% concordaram com a frase: “O sucesso da Oktoberfest é o meu sucesso também”.

Os entrevistados também foram questionados sobre a experiência pessoal com a festa germânica. A maioria (67%) disse que se sente “muito feliz” ao participar dela. Origem do entrevistado, gênero e idade pouco interferiram nos resultados. As percepções são mais ou menos as mesmas em todos os grupos pesquisados.

Em julho de 2020, outra pesquisa do Projeto Focus, esta sobre os impactos da pandemia na população, identificou que a realização ou não da Oktoberfest era uma das últimas preocupações do blumenauense. Em outubro, porém, houve intensa polêmica quando o parque Beto Carrero World resolveu promover uma festa germânica e atraiu bandinhas da festa de Blumenau.

O Focus é um projeto de extensão da Furb que envolve estudantes e professores dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Ele produz pesquisas desde 2003, publicadas com exclusividade pelo Santa.

Oktoberfest 2021

Os resultados chegam justamente no momento em que Blumenau precisará decidir se haverá Oktoberfest em 2021. A Secretaria de Turismo e Lazer acompanhou a produção da pesquisa, mas ainda deve analisá-la em profundidade. O secretário Marcelo Greuel disse que os números vão ajudar na tomada de decisão.

— Esses números refletem um valor importante, como festa, tradição e importância econômica. A cidade entende a Oktoberfest — comentou.

Apesar disso, observou que "a festa nunca foi unanimidade", apontando para os 37% que não sentiram falta da festa, ficaram indiferentes ou não responderam. Greuel lembrou da pressão popular, em 2020, para que não houvesse festa:

— As redes sociais foram massacarantes.

Nesta quinta-feira (1º), o Estado antecipou o calendário de vacinação contra a Covid-19 — até o fim de agosto todos os catarinenses maiores de 18 anos devem estar vacinados. Por outro lado, a cidade vive um aumento no número de casos e o risco de superlotação nas UTIs dos hospitais.

A decisão sobre promover a Oktober em formato reduzido, ou passar outro ano em branco, será comunicada nos próximos dias.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp.

Os números

Leia também

Por que julho pode ser o pior mês da Covid-19 nos hospitais de Blumenau

Duplicação da BR-470: Carlos Moisés obtém apoio na queda de braço com o DNIT

Escândalo das vacinas faz Jair Bolsonaro viver dias de Carlos Moisés

Blumenau alcança menor índice de morte de crianças em 15 anos; veja evolução

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas