nsc
nsc

Economia

Coronavírus em Blumenau: prefeitura estuda prorrogar ISS de outros setores 

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
13/04/2020 - 09h46
Prefeitura de Blumenau
Foto: Patrick Rodrigues

A prefeitura de Blumenau estuda a possibilidade de ampliar a prorrogação do pagamento de taxas e impostos municipais como o ISS para mais setores da economia. Na última semana, o município anunciou o benefício para autônomos, bares e restaurantes, hotéis e agências de turismo e de viagens, além de empreendimentos ligados ao setor de eventos. É grande a pressão de outras atividades.

​​Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

O novo pacote integra a segunda etapa do programa Recupera Blumenau. A extensão da medida, no entanto, dependerá também da ajuda que chegar de Brasília. O secretário da Fazenda, César Poltronieri, diz que a prefeitura aguarda definições no Congresso Nacional sobre projetos de socorro financeiro que compensem a queda de arrecadação dos municípios diante da pandemia do novo coronavírus.

– Não tem como gerar um benefício para determinado setor e quebrar o município – argumenta Poltronieri.

O monitoramento dos impactos da crise é feito praticamente em tempo real dentro da secretaria da Fazenda. A prefeitura espera uma perda de pelo menos R$ 125 milhões na arrecadação por causa dos efeitos do coronavírus. As medidas de postergação de taxas e impostos anunciadas na última semana, por exemplo, devem gerar uma renúncia fiscal de cerca de R$ 17 milhões nos próximos dois meses.

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas