A Cristal Blumenau vai suspender as atividades. Com salários atrasados, funcionários não apareceram para trabalhar nesta quinta-feira, data de reinício das atividades.
Continua depois da publicidade
Curta Pedro Machado no Facebook
Leia mais publicações de Pedro Machado
O presidente da empresa, Ednaldo Machado, comunicou a situação em uma mensagem enviada a um grupo de cervejeiros da região. Ele disse que a situação financeira da empresa se agravou e que o setor há anos passa por dificuldades.
Parte da derrocada do segmento se deve aos altos custos de produção, sobretudo mão de obra e energia, e à forte concorrência de copos e taças de vidro importados.
Continua depois da publicidade
Outra representante tradicional do ramo, a Strauss, fechou as portas em junho de 2016. Com dívidas de R$ 117 milhões, a empresa entrou com um pedido de autofalência na Justiça.
Os bens da Strauss foram vendidos em leilão para a Oxford, fabricante de porcelanas de São Bento do Sul, em dezembro. A compradora pensa em reativar a marca, mas ainda não anunciou quais os seus planos.
A Cristal Blumenau vinha se sustentando ao descobrir um novo nicho de mercado, o de produção de copos e taças de cristal personalizados para cervejarias, muitas delas do Vale.
O blog não conseguiu contato com a direção da empresa para comentar o assunto. Representantes dos trabalhadores também não foram localizados.
Continua depois da publicidade