A demolição de um prédio na Rua Namy Deeke, em Blumenau, revelou um castelo até então “escondido” em pleno Centro da cidade. Construído em 1945, o casarão de dois andares e cerca de 440 metros quadrados, com direito a uma torre de observação no topo, costumava passar batido em meio a algumas árvores e à edificação erguida logo em frente. Não mais.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O imóvel está alugado pela família Ros, proprietária de uma imobiliária na cidade. O prédio da frente, que tinha três pavimentos, foi abaixo nesta quarta-feira (26). Segundo o engenheiro Franco Cristofolini Souza, a edificação, além de estar desgastada pelo tempo, tinha restrições de acessibilidade e baixo potencial construtivo.

— A reforma sairia mais cara do que uma construção nova — alega.

Há outro motivo que pesou na demolição. Os donos queriam justamente tornar o castelinho mais visível ao público. O imóvel, registrado como patrimônio histórico, está passando por uma reforma que preservará a arquitetura original. São cinco quartos no andar de cima, além de três salas de estar, copa, cozinha e bar.

Continua depois da publicidade

Uma das ideias é transformar o espaço em um restaurante ou espaço para eventos, o que incluiria a construção de um deck de madeira e estacionamento rotativo com 60 vagas no pátio.

Veja fotos do castelinho

Leia também

Rede varejista atinge marca de 70 supermercados em SC

Multinacional francesa escolhe SC para investir R$ 67 milhões em loja inédita no Brasil

“Não existe bala de prata”, diz secretário sobre impasse financeiro do Hospital Santa Isabel

Como é o passeio de trem pelo coração de uma das mais antigas empresas têxteis do Brasil

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp