A WK Sistemas, uma das mais tradicionais desenvolvedoras de softwares de Santa Catarina, acertou a primeira aquisição de uma empresa em toda a sua história de 41 anos. A companhia chegou a um acordo para comprar a Microton, que também tem sede em Blumenau e atua com sistemas fiscais. É a primeira vez que a WK fecha uma operação dessa natureza. Antes, a empresa já havia incorporado carteiras de clientes de canais de vendas.

Continua depois da publicidade

O valor do negócio não foi divulgado, mas a WK informou que a operação integra uma agenda de investimentos superior a R$ 20 milhões, que serão realizados até dezembro de 2026. Nesta conta estão pesquisa e desenvolvimento, expansão comercial e criação de novos produtos. Segundo o diretor de Produto e Mercado da companhia, Marcio Tomelin, a aquisição representa o primeiro ciclo de um plano para alcançar R$ 500 milhões em faturamento até 2034.

A Microton já era parceira da WK há mais de três décadas e responsável pelos módulos fiscal e patrimonial do Radar, o principal ERP (sistema de gestão) da empresa. Com a operação, a WK passa a deter o controle integral desses módulos. O negócio inclui ainda a transferência de propriedade intelectual, código-fonte, contratos e do time da Microton para a estrutura da WK.

A WK foi fundada em 1984 e tem mais de 4 mil clientes ativos. A empresa se tornou conhecida principalmente por desenvolver softwares voltados para contabilidade. A aquisição faz sentido para a companhia reforçar seus sistemas na área e desenvolver uma plataforma de inteligência artificial, de olho nos impactos da reforma tributária no Brasil. As mudanças na legislação exigirão que as empresas adotem novas soluções de gestão, compliance e automação fiscal.

A expectativa da WK é que toda a operação da Microton esteja integrada aos negócios da empresa até outubro.

Continua depois da publicidade

Leia também

DNIT-SC reabre licitação para viaduto na BR-470 após problemas apontados pela CGU

Segunda maior empresa de SC deixará de ter ações negociadas na Bolsa

Shopping em “novo centro urbano” no Litoral de SC ganha data de inauguração

“Novo velho” líder: Havan volta ao topo do ranking das maiores empresas de varejo de SC