Uma parceria pouco usual entre poder público e iniciativa privada proporcionará a criação de uma pequena praça no bairro Ponta Aguda, em Blumenau. Filhos e familiares de Maria Aparecida Arruda Schroeder, que por mais de 30 anos chefiou o 2º Ofício de Registro de Imóveis de Blumenau, vão bancar o investimento e assumir a obra de uma nova área de lazer em um terreno localizado na esquina da Avenida Brasil com a República Argentina.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A futura praça será batizada com o nome da matriarca, que faleceu em 2020 – um projeto de lei que confere a homenagem já foi sancionado. No local, hoje, existe um imóvel de dois pavimentos e 185 metros quadrados de área. Ele já foi desapropriado pelo município, que ficará responsável pela demolição. A prefeitura também contribuiu com a elaboração do projeto da área de lazer (veja imagens abaixo).

Depois de pronta, a área de lazer terá cerca de 140 metros quadrados, que incluem mobiliário urbano, bicicletário, piso emborrachado, parede de escalada, tubos sonoros e playground com elementos em madeira.

A demolição do imóvel atual não apenas abre caminho para a implantação da área de lazer, mas também permitirá ampliar o raio da curva entre a Avenida Brasil e a Rua República Argentina, o que segundo o município deve colaborar para melhorar a mobilidade urbana na região.

Continua depois da publicidade

O secretário de Planejamento Urbano de Blumenau, Éder Boron, diz que este tipo de parceria público-privada é incomum na cidade. Os filhos de Maria Aparecida já haviam procurado a prefeitura com a ideia de prestar algum tipo de homenagem à mãe e desde o início se mostraram dispostos a custear o investimento.

Além de chefiar o cartório por mais de três décadas, a homenageada também foi professora do curso de Direito da Furb e diretora e conselheira da Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina.

Veja mais fotos do projeto da praça

Leia também

Obra para ampliar abastecimento de água em Blumenau tem empresa definida

Estudo da Fiesc contraria DNIT e é mais pessimista sobre fim da duplicação da BR-470

Cooperativa de SC sobe em ranking e entra na lista das 150 maiores do mundo

Havan arrasta multidão em inauguração da 177ª loja

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp

Destaques do NSC Total