Casa nova e planos bastante ambiciosos para o futuro. A Amcom, empresa blumenauense especializada no desenvolvimento de softwares sob medida, quer alcançar receitas de R$ 1 bilhão em 2029. O plano foi anunciado na tarde desta terça-feira pelo presidente da empresa, Marcelo Furtado, em encontro com jornalistas na recém-inaugurada nova sede da companhia.

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A se confirmar, o salto será expressivo, já que no planejamento desenhado pela direção o objetivo é dobrar o faturamento atual e chegar a R$ 100 milhões em 2020 – a expansão média nos últimos ano tem chegado a 30%, índice que deve se repetir em 2018. Até lá, o crescimento será orgânico, explica Furtado.

Depois disso, a Amcom vai recorrer a uma estratégia comum a grandes companhias: ir às compras. Aquisições possivelmente serão fechadas. Além disso, a companhia também está de olho no exterior. No radar estão a abertura de escritórios comerciais na América do Norte e na Europa a partir da próxima década.

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De acordo com Furtado, a base de sustentação da expansão virá de serviços de suporte. Uma parte importante do faturamento da Amcom hoje vem de projetos de sistemas customizados encomendados por grandes companhias – há trabalhos feitos, inclusive, para vários países do exterior, como Estados Unidos, Alemanha, Rússia e China, entre outros –, mas é “mantê-los”, atendendo as demandas trazidas pelos clientes após a implantação, o segredo para o crescimento.

— Acreditamos que as empresas vão precisar cada vez mais disso para se concentrarem no que é mais importante para elas — avalia o executivo.

Na moderna sede de 4 mil metros quadrados (veja fotos) construída na República Argentina, que recebeu investimentos de R$ 5 milhões, trabalham cerca de 200 dos 300 funcionários da empresa, que também tem escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo e conta com mais de 200 clientes ativos.

Quem passa em frente ao prédio pode não notar, mais há mais espaço nos fundos – são 8 mil metros quadrados adicionais. Ou seja, a estrutura já foi projetada para atender uma eventual demanda por mais gente. Furtado acredita que em 10 anos a Amcom possa ter até 1,5 mil colaboradores.

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Comércio da confiança

Além das mesas de jogos e do ambiente descontraído, há outro ponto que chama a atenção de quem visita a sede da Amcom. A empresa criou uma espécie de “comércio da confiança”. Todos os dias um empório local abastece o espaço com sanduíches, doces, salgados e frutas. Mas não há ninguém para cobrar pelos produtos.

Os itens são embalados e ganham uma etiqueta com o preço. Vai da consciência de cada um depositar em uma caixa o dinheiro. A conferência é feita pelo próprio fornecedor no dia seguinte.

Segundo a gerente de marketing Leticia Roveri, esta foi uma maneira encontrada para desenvolver o senso de responsabilidade entre os colaboradores. Até agora, tudo tem funcionado bem. Algumas vezes até sobra um trocado a mais no recipiente.

Espaço aberto

A parede transparente estrategicamente posicionada de frente para a rua, que deixa boa parte da estrutura da nova sede da Amcom exposta a quem passa em frente ao local, tem rendido diversos telefonemas de curiosos. A equipe de marketing vem abrindo as portas para visitas guiadas. Basta formar grupos e agendar com antecedência.

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De acordo com Furtado, a empresa planeja ainda oferecer no espaço, no futuro, treinamentos de informática para crianças carentes e cursos de inclusão digital para adultos.