O empresário Pedro Gilmar Fank assume nesta sexta-feira (14) a presidência da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc). Fank é natural de Itapiranga, mas vive em Blumenau, onde comandou a Ampe local entre 2020 e 2022 – e onde acontecerá a cerimônia de posse.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A nova diretoria da entidade foi eleita no dia 7 de dezembro passado, para um mandato de dois anos. Fank, que ocupou a vice-presidência da Fampesc nos últimos dois anos, vai substituir a empresária Rosi Dedekind, de Joinville.

A Fampesc está completando 40 anos de fundação e representa os interesses, além das micro e pequenas empresas, também de microempreendedores individuais. A entidade teve participação ativa na criação do Pronampe, programa do governo federal que oferece crédito ao segmento.

Segundo Fank, o objetivo é trabalhar em parceria com o Sebrae para fortalecer núcleos setoriais das associações empresariais, capacitar lideranças e realizar consultorias. Intercâmbios e missões empresariais para abrir as portas de novos mercados para os micro e pequenos empresários também estão no radar da nova gestão.

Continua depois da publicidade

Em Santa Catarina, de acordo com dados do Sebrae, os pequenos negócios representam 93% das empresas formalizadas e respondem por 42% do PIB do Estado. Entre MEIs, micro e pequenas empresas, são mais de um milhão de empreendedores, que geram 49% dos empregos formais.

Leia também

Oktoberfest Blumenau apresenta cartaz da edição 2025 e barra cavalos em desfiles

Com “cara” de Dubai, condomínio de ultraluxo em SC terá spa gigante e cobertura de R$ 50 milhões

“BBB” da Oktoberfest Blumenau será ainda mais vigilante em 2025

Ícone dos lares do Brasil, Bombril pede recuperação judicial