Com presença marcante nos lares de todo Brasil, a Bombril protocolou na Justiça de São Paulo, nesta segunda-feira (10), um pedido de recuperação judicial, que ainda vai ser deliberado. A empresa informou, na petição inicial, ter dívidas de R$ 332,8 milhões. Mas é uma questão tributária maior que fez a companhia solicitar proteção contra credores.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Em fato relevante divulgado ao mercado, a Bombril informou ter “contingências tributárias relevantes”, relacionadas a autuações da Receita Federal por suposta falta de recolhimento de tributos em operações de aquisição de títulos de dívidas estrangeiras entre 1998 e 2011. Neste período, a empresa era controlada pelo grupo empresarial italiano Cragnotti & Partners.

Essas autuações, discutidas em processos judiciais, envolvem um valor total agregado de cerca de R$ 2,3 bilhões. O risco de perda nesses processos deixaria a Bombril sujeita a “riscos considerados elevados”, ligados à capacidade de adimplência, descontinuidade de relações comerciais e vencimento antecipado de dívidas.

Ainda segundo o fato relevante, a recuperação judicial foi a saída encontrada para conduzir “de forma organizada” a adequação da estrutura de endividamento e manter a normalidade operacional das atividades.

Continua depois da publicidade

“Tal medida está em linha com os esforços de gestão do passivo da Bombril, que vêm sendo feitos nos últimos anos, e de recuperação da lucratividade de suas atividades, o que garantiu, nos últimos trimestres, a obtenção de resultados contábeis positivos”, cita o documento.

A Bombril é uma das mais tradicionais fabricantes de produtos de limpeza no Brasil, conhecida pela inconfundível marca homônima da esponja de aço. A empresa tem três fábricas – São Bernardo do Campo (SP), Sete Lagoas (MG) e Abreu e Lima (PE) –, quase 3 mil funcionários e estima que está presente nas casas de mais de 90% das famílias brasileiras, além de atingir consumidores de outros 16 países nas Américas, África, Ásia e Oceania.

A marca ficou conhecida também pelos icônicos comerciais de televisão protagonizados pelo ator Carlos Moreno, que deu vida ao “Garoto Bombril” em cerca de 400 aparições – um recorde, inclusive, reconhecido pelo Guinness World Record.

Quais as maiores empresas de SC

Segundo o Ranking Valor 1000, com as posições em nível nacional

Leia também

Antes e depois mostra transformação do grande auditório do Teatro Carlos Gomes em Blumenau

Continua depois da publicidade

Blumenau será palco de lançamento de frente parlamentar da cerveja no Congresso

Projeto antigo, construção de resort em ilha paradisíaca de SC avança para sair do papel

Schulz vira sócia de parque de energia solar