O auditório Heinz Geyer, que abriga o palco principal do Teatro Carlos Gomes, está de cara nova. As cerca de 800 poltronas do espaço foram restauradas, com assentos especiais para pessoas obesas e mais espaço para cadeirantes, em mais uma etapa do projeto de revitalização da tradicional casa de espetáculos de Blumenau, que teve início há dois anos. As novidades foram apresentadas na manhã desta terça-feira (11), em cerimônia que reuniu membros da diretoria, patrocinadores e apoiadores.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Os assentos ganharam novos estofados e estão mais confortáveis para o público. A intervenção de agora também incluiu a restauração do piso e do forro, com correção de manchas causadas por infiltrações. O projeto de revitalização foi viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do governo de Santa Catarina, e contou com o patrocínio das empresas All4Labels, Blukit, Dicave Volvo e Tirol, além de emendas do deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) e do então deputado Egidio Ferrari (PL), hoje prefeito de Blumenau.
Veja o antes e o depois do Auditório Heinz Geyer
Fotos: Bruno Cordeiro, Gear Digital e Arquivo Pessoal
Continua depois da publicidade
Outras melhorias no auditório ainda estão a caminho, ressaltou o presidente do Teatro, Ricardo Stodieck. Ele menciona a troca do piso de madeira do palco, a substituição do carpete e a instalação de uma rampa elevatória, que promete facilitar o acesso ao palco de pessoas com alguma dificuldade de locomoção. Em seu discurso, Stodieck citou casos de alunos da Furb nessas condições que precisam entrar separadamente de colegas em cerimônias de colação de grau.
Liderado pelo arquiteto Thiago Mondini, o projeto de restauração do Teatro Carlos Gomes, que busca preservar as características históricas do prédio, inaugurado em 1939, terá um novo ciclo em 2025. Corredores, escadas e o forro da entrada principal serão revitalizados. Também estão previstas novas melhorias no sistema de climatização e uma reforma no salão centenário.
Segundo Stodieck, esta nova etapa deve demandar investimentos na casa dos R$ 2,3 milhões. A diretoria do teatro pretende viabilizar os recursos a partir de projetos de fomento à cultura, como a Lei Rouanet, emendas parlamentares e apoio de patrocinadores.
Nos últimos meses, o Carlos Gomes vem passando por uma ampla reforma, que já incluiu nova pintura, iluminação e cortinas do tradicional salão de jantares, revitalização da praça em frente à Rua XV de Novembro e melhorias na área administrativa. As mudanças começaram a sair do papel após a crise de Covid-19, que deixou o teatro fechado por 280 dias.
Continua depois da publicidade
Leia também
Blumenau será palco de lançamento de frente parlamentar da cerveja no Congresso
Projeto antigo, construção de resort em ilha paradisíaca de SC avança para sair do papel
Schulz vira sócia de parque de energia solar
FOTOS: Resort de luxo inspirado na Amazônia começa a ganhar forma em SC