Os outdoors de rua entraram na mira de empresários de Pomerode. A Câmara Setorial de Turismo da cidade, que reúne lojistas, associações empresariais e integrantes de rotas turísticas, foi até a prefeitura local pedir ações de controle do que consideram ser poluição visual. Leia-se, dentre essas medidas, a eliminação desse tipo de publicidade externa.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Na visão do empresariado, as placas seriam um risco ao potencial turístico de Pomerode por interferirem na paisagem, ofuscando construções históricas, desviando a atenção de visitantes e prejudicando até mesmo a leitura da sinalização de trânsito. O presidente da Associação Visite Pomerode (Avip), Mani Goede, fala em uma “infestação de outdoors”.

— As pessoas que chegam em Pomerode estavam comentando como essa poluição agride os olhos — diz.

A preocupação foi tratada com o prefeito Ércio Kriek (União) nesta terça-feira (4). A pauta é simpática aos olhos da gestão municipal. À coluna, Kriek reconheceu que o assunto o “perturba” e antecipou que o Executivo deve encaminhar nos próximos dias à Câmara de Vereadores um projeto de lei propondo a restrição de outdoors.

Continua depois da publicidade

— Vamos poder ver melhor as belezas que a nossa cidade tem. E as pessoas que virão, verão um diferencial nosso, a nossa arquitetura, jardins, a limpeza estarão mais visíveis — defende o prefeito.

A proposta deve impedir de imediato a colocação de novas placas externas. As que já estão instaladas permanecerão onde estão até o vencimento da licença, que não será renovada. Kriek estima que, se a aprovação no Legislativo for rápida, a “limpeza” pode ser concluída no segundo semestre de 2025.

Por enquanto, a restrição vai atingir apenas os outdoors externos. Mas há a intenção de criar novos regramentos também para letreiros e banners instalados em fachadas de lojas e empreendimentos comerciais. Kriek, no entanto, defende “um passo de cada vez” e diz que estes casos devem ser tratados em um projeto de lei à parte.

Polêmica antiga

O assunto não é novidade em Pomerode. A discussão acontece desde 2006. Já houve esboços de projetos de lei e apelos por providências que esbarraram em focos de resistência, principalmente de quem explora esse tipo de publicidade. Em 2022, a prefeitura chegou a baixar um decreto limitando os outdoors, estabelecendo tamanhos menores.

Continua depois da publicidade

O movimento de agora reúne com mais força o “PIB local”. Estão envolvidos a Associação Visite Pomerode (Avip), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Empresarial de Pomerode (Acip), Rota do Imigrante, Rota do Enxaimel, Rota Raízes Germânicas, Rota Liebestal, Handgemacht, Handwerk, Kreativer Platz e Fundação Hermann Weege.

Se a restrição for adiante, Pomerode seguirá caminho semelhante ao que outras cidades já percorreram, a exemplo de São Paulo e Gramado.

Confira imagens de Pomerode

Leia também

Egídio Ferrari convida Maria Regina para ser vice

Com pacotaço de benefícios, gigante têxtil de SC abre vagas de emprego

Hotel de Blumenau faz homenagem ao RS e doa parte de diárias às vítimas das cheias

Tradicional Bar do Obs em Blumenau vai mudar de nome

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp