Ele mede menos de dois centímetros, está ameaçado de extinção e até hoje foi identificado em um único local no mundo: o Morro do Cachorro, entre as cidades de Blumenau, Gaspar e Luiz Alves. Reluzente, o sapinho-pingo-de-ouro, nome popular para a espécie Brachycephalus boticario, agora será homenageado com o título de “anfíbio-símbolo” de Blumenau. Um projeto de lei que confere a honraria já tramita na Câmara de Vereadores.
Continua depois da publicidade
Segundo uma manifestação técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) que acompanha o projeto, a espécie foi descrita pela ciência pela primeira vez em 2015. O documento alerta para a “grave ameaça de extinção” devido ao avanço da urbanização. A lei, diz a prefeitura, tornaria o bichinho de especial interesse do poder público, o que poderia ajudar a preservá-lo por meio de ações educativas e campanhas de conscientização.
A proposta tramita em regime de urgência no Legislativo e já recebeu sinal verde das comissões de finanças e de constituição e justiça. A expectativa é que seja aprovada na sessão desta quinta-feira (5), data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Alerta
A manifestação da Semmas lembra que a presença de anfíbios, por serem animais sensíveis a alterações ambientais, indica a existência de equilíbrio ecológico. Muitas espécies também carregam bioativos importantes no desenvolvimento de medicamentos. O documento alerta que cerca de 40% das espécies existentes têm alguma ameaça de extinção.
“Com o anfíbio Sapinho-Pingo-de-Ouro não é diferente. A espécie vem sofrendo com o processo de urbanização crescente na cidade e está entre os mais de 260 animais ameaçados em Santa Catarina”, cita um trecho do documento.
Continua depois da publicidade
O “sapinho blumenauense” é de uma família composta por 36 espécies que vivem em regiões montanhosas da Mata Atlântica. Apesar de serem parecidos, o Brachycephalus boticario existe só aqui.
10 animais em extinção no Brasil
Leia também
Ministro do TSE torna Luciano Hang inelegível até 2028
Velhos conhecidos de Blumenau vão reforçar equipe do prefeito de Gaspar
Imagens inéditas revelam projeto de ampliação de tradicional teatro de SC
Como ficará prédio destruído por incêndio na Rua XV em Blumenau após reconstrução
 
				 
                                     
                            
                            







