Imagens inéditas obtidas pela coluna revelam como ficará o Teatro Carlos Gomes após um projeto de ampliação, revelado em primeira mão neste espaço em março. A tradicional casa de espetáculos e apresentações culturais de Blumenau ganhará mais 2 mil metros quadrados de área construída em uma parte lateral, ao lado da entrada principal, na Rua Presidente John Kennedy. Com tudo pronto, a estrutura terá 10 mil metros quadrados.

Continua depois da publicidade

Na última semana, o projeto arquitetônico foi aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (Cope). Com a expansão, o teatro vai ampliar em cerca de 50% a área de salas de aula reservadas aos cursos oferecidos de música, dança e teatro. O auditório Willy Sievert, inicialmente concebido como uma sala de cinema, ganhará 125 novas poltronas – de 225 para 350. O palco ficará maior e haverá também novos camarins.

Veja mais imagens do projeto

Outra novidade desta etapa de ampliação será a criação de um memorial integrado à biblioteca da escola de música. Além de livros, partituras, revistas, jornais e discos de vinil, o espaço reservará ainda outras preciosidades que fazem parte da história do teatro.

O presidente do Carlos Gomes, Ricardo Stodieck, diz que o Teatro está sendo “preparado para o século 21”. Nos últimos anos, a estrutura vem passando por uma ampla reforma, que deve ser totalmente concluída até fevereiro de 2026. A partir disso, a direção deve iniciar a busca de recursos para tirar a ampliação do papel, seja via emendas parlamentares ou patrocínio de empresas. O valor do investimento necessário ainda será calculado.

— Queremos iniciar a ampliação em 2027 — projeta Stodieck.

Continua depois da publicidade

Com a aprovação pelo Cope, considerada por Stodieck a etapa mais importante do processo, o projeto segue agora para análise de outros órgãos ligados à administração pública.

Leia também

Como ficará prédio destruído por incêndio na Rua XV em Blumenau após reconstrução

Jorginho diz que saída da central de emergência de Blumenau é “narrativa”: “Bobagem que estão falando”

Empresa italiana ganha licença ambiental para ampliar estaleiro em SC

Bilionário do agro tem interesse em aeroporto privado em SC