nsc
nsc

Empresas

Fakini vai construir novo centro de distribuição em Pomerode

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
02/12/2019 - 12h53
Fakini
Empresa de Pomerode é focada em moda infantil, mas prepara volta das coleções adultas (Foto: Gilmar de Souza, BD)

A têxtil Fakini relembrou em novembro seus 25 anos de história sem se descuidar do futuro. Conhecida pelas marcas de vestuário infantil e pela linha de licenciados, a empresa prepara o retorno à moda adulta, com o lançamento de uma coleção masculina que chegará às lojas já em janeiro. Para o ano que vem, o plano é construir um novo centro de distribuição em Pomerode. Na sequência, em 2021, deve ser erguido um novo centro administrativo na cidade.

O diretor comercial Francis Fachini diz que o desafio é “manter o negócio perene”, com um crescimento anual médio entre 10% e 15%. Isso inclui a abertura de novos mercados no exterior. A Fakini já tem clientes em países como Paraguai, Uruguai e Bolívia, na América do Sul, e Panamá e Costa Rica, na América Central. Neste ano negociou a entrada no Equador e na Colômbia e agora está mirando o poderoso mercado norte-americano.

O dólar em alta é um atrativo para a expansão internacional, admite Francis, mas a empresa mantém os pés no chão. Hoje as exportações representam apenas 1,5% do faturamento. Já foi bem diferente: na virada do século, mais da metade das vendas atravessava as fronteiras brasileiras. A variação cambial na época, com a valorização do real frente o dólar, trouxe prejuízos e uma lição.

— Agora queremos equilibrar as exportações com os custos que temos de importação de insumos — diz Francis.

A Fakini tem 1,2 mil funcionários. Além de duas plantas em Pomerode, a empresa tem unidades de produção em São Bento do Sul, Agrolândia, Taió, Mirim Doce e Lontras, com capacidade para fabricar um milhão de peças por mês. Seus produtos estão em 10 mil pontos de venda no Brasil.

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas