A Furb planeja contratar um empréstimo de R$ 10 milhões junto ao Badesc para investir em segurança de dados e tecnologia. A universidade pediu à prefeitura de Blumenau que enviasse um projeto de lei à Câmara de Vereadores autorizando a operação de crédito. A proposta já tramita no Legislativo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A instituição alega que é preciso modernizar a infraestrutura de backup devido ao crescimento do volume de dados armazenados. O valor pleiteado será usado na aquisição de equipamentos e softwares de segurança.

Há duas semanas, a divisão de TI da universidade enviou ofício à reitoria alertando sobre riscos de interrupção de atividades acadêmicas e administrativas por falta de investimentos em tecnologia da informação.

“Tal negligência ao longo do tempo tem levado ao visível envelhecimento dos ativos tecnológicos da instituição, comprometendo a confiabilidade dos serviços e ampliando significativamente os riscos de falhas e interrupções em sistemas fundamentais para o funcionamento da universidade”, cita o documento.

Continua depois da publicidade

A última atualização “significativa” da infraestrutura de backup de dados da Furb ocorreu em 2017, acrescenta o ofício. A operação junto ao Bradesc será paga em 78 parcelas mensais, após um prazo de 18 meses de carência, com taxa de juros de 5% ao ano mais taxa Selic.

Leia também

Trilhas, casarão histórico e “intimidade de cônsul”: a nova aposta turística de Luciano Hang em SC

Novo dono começa a “mudar cara” de postos de combustível em Blumenau e está contratando

FOTOS: Obra parada em SC vira lixão a céu aberto e tem até resto de camisinha

Empresa lança arranha-céu de luxo com “vista personalizada” para Balneário Camboriú