A Tirol, gigante catarinense de laticínios, começou a tirar do papel um investimento de R$ 26 milhões que promete resolver um problema que limitava o crescimento da fábrica de Treze Tílias. A empresa está implantando um novo ramal de alta tensão de energia que conectará a planta a uma subestação construída pelo governo do Estado e pela Celesc.

Continua depois da publicidade

Tudo deve estar pronto já em maio. A obra, segundo a Tirol, vai resolver um histórico déficit de energia, que impedia a empresa de expandir, abrindo caminho para ampliações produtivas, avanços tecnológicos e geração de novos empregos na região.

A subestação, de 138 kV, está distante apenas 3,6 quilômetros da unidade industrial. Com ela, a companhia poderá aumentar a capacidade elétrica em 7.500 kW. Atualmente, oscilações de tensão e interrupções frequentes geram perdas de eficiência e até dezenas de paradas de produção em um único dia, comprometendo o rendimento das linhas, segundo a Tirol.

A nova infraestrutura vai, ainda conforme a empresa, trazer mais segurança operacional e maior controle sobre todas as etapas fabris. Com ela, a Tirol pretende avançar nos setores de frios, requeijão e fatiados, além de implementar novos sistemas de automação industrial. O projeto ainda prevê a criação de cerca de 30 novos empregos diretos.

Quais as maiores empresas de SC

Fonte: Anuário Valor 1000. Crédito das imagens: Divulgação e Arquivo NSC Total

Continua depois da publicidade