nsc
nsc

Moda

Gisele Bündchen posa com conjunto de yoga criado por designer de Blumenau

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
23/06/2021 - 07h54 - Atualizada em: 23/06/2021 - 07h55
Em postagem no Instagram, modelo fez menção ao Dia Internacional da Yoga
Em postagem no Instagram, modelo fez menção ao Dia Internacional da Yoga (Foto: Arquivo pessoal)

Imagine descobrir que uma das pessoas mais influentes do mundo usa um produto que você mesmo criou? A designer de moda blumenauense Maria Luiza Oneda sabe bem como é essa sensação. Um dos conjuntos de yoga que ela desenhou aparece em uma postagem de ninguém menos que Gisele Bündchen, considerada por muitos a maior modelo de todos os tempos.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Na foto publicada na terça-feira (21), data em que se comemorou o Dia Internacional do Yoga, Gisele aparece praticando a atividade ao ar livre. Na postagem no Instagram, a supermodelo, empresária e ativista ambiental escreve que yoga e meditação a ajudaram a se conhecer melhor. Ela veste um conjunto da grife Rio Yoga, criada há cerca de um ano por Maria Luiza. A exposição inesperada – a foto já recebeu cerca de 268 mil curtidas até o momento desta publicação –, mesmo sem a citação do nome da marca, já rendeu contatos e pedidos por encomendas.

> Dia Internacional do Yoga: conheça 5 benefícios da prática para corpo, mente e alma

Radicada há cinco anos em Los Angeles, nos Estados Unidos, a blumenauense herdou a paixão pela moda de berço. Os pais, por muitos anos, empreenderam no ramo têxtil em Blumenau. Ela, que lembra do “cheiro de malha crua” na infância, começou a trabalhar na empresa da família aos 15 anos. Embora gostasse mesmo da criação, passou por todas as áreas de uma fábrica, da expedição ao RH.

— Meu pai dizia: se você quer ser uma boa estilista, tem que entender todos os processos — conta.

Em entrevista, Gisele Bündchen relembra as férias em Balneário Camboriú

Maria Luiza chegou a abrir a própria empresa de moda infantil no Brasil, mas o negócio não vingou. Depois disso, ela desenvolveu a primeira marca autoral, batizada de Violace. E foi a partir daí que a carreira da designer começou a ganhar novo rumo. Em 2016 surgiu a oportunidade de fotografar uma coleção da Violace na Califórnia. A estadia em território americano era para ser curta, de apenas quatro meses – a ideia era fazer uma pesquisa de mercado e aprimorar o inglês. Mas ela ficou.

Por lá, Maria Luiza fez estágio, assessorou uma personalidade da moda de Hollywood e engatou uma pós-graduação em marketing e negócios. Foi nessa fase da vida que ela descobriu a yoga. Assim como no caso de Gisele Bündchen, a prática a ajudou a encontrar equilíbrio pessoal em meio à rotina de uma das cidades mais agitadas do mundo. E também serviu de inspiração para que ela voltasse a empreender.

“Questão de sorte”

A ideia inicial era lançar a Rio Yoga em março do ano passado, mas a pandemia atrasou os planos – ficou para junho. Depois de desenhar as primeiras peças, Maria Luiza começou a despachar caixas com amostras para celebridades com endereço em Los Angeles, na esperança de que alguma delas notasse o seu trabalho.

— Mandei para várias pessoas. Se elas abririam ou não era uma questão de sorte — lembra.

Uma dessas encomendas foi endereçada na época a Gisele, acompanhada de uma carta escrita a mão onde a blumenauense falava sobre o propósito da marca – representar um estilo de vida mais sustentável e com peças que se decompõem rapidamente depois de serem descartadas – e revelava a admiração pela modelo. Para a surpresa de Maria Luiza, Gisele fez contato pessoalmente para agradecer.

Parceria com empresa de Ilhota

A capital carioca empresta o nome à marca por ser símbolo da brasilidade e também por ser muito conhecida nos Estados Unidos, mas a relação com o Rio de Janeiro fica por aí. Toda a construção da linha – que inclui, além dos conjuntos de yoga, tops, macacões, camisetas e acessórios – passa pelo Vale do Itajaí.

Além da criação ficar a cargo de uma designer blumenauense, o planejamento de branding e a plataforma de e-commerce da marca foram desenvolvidos pela Carpintaria, estúdio de design gráfico e de moda de Balneário Camboriú. Já a produção das peças em si acontece na San Fit, empresa de confecções de Ilhota. As vendas são todas diretas e feitas pelo site da marca. Em pouco mais de um ano, a Rio Yoga já atendeu pedidos de vários lugares dos Estados Unidos e países da Europa.

Da Califórnia, Maria Luiza toca o negócio com a ajuda da irmã, que dá suporte nas rotinas administrativas e financeiras, e da mãe, que acumula anos de experiência no setor de vestuário. Recentemente, a designer empreendedora também contratou um gerente industrial e uma auditoria, que estão prestando consultoria para redefinir o dimensionamento e a estrutura do negócio.

Leia também:

Blumenau avalia impacto de obra de condomínio com 270 apartamentos no bairro Fortaleza

Vale Europeu ganha marca e nova estratégia para fomentar o turismo na região

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas