nsc
nsc

Negócios

Gráfica de Blumenau estuda a construção de duas novas fábricas

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
11/03/2021 - 10h49
Hercílio Baumgarten
Hercílio Baumgarten, presidente da CartonDruck: objetivo é substituir embalagens de plástico por papel (Foto: Pedro Machado)

A CartonDruck, de Blumenau, está estudando a construção de duas novas fábricas. A expansão do parque gráfico é uma das premissas do planejamento estratégico elaborado para os próximos anos. A empresa já imagina desembolsar R$ 60 milhões no investimento, mas segue avaliando possibilidades. Não há local definido para as novas plantas. O estado de São Paulo, no entanto, surge como alternativa mais forte por facilitar o abastecimento aos clientes, segundo o presidente Hercílio Baumgarten.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Fabricante de embalagens em papel cartão para segmentos variados, como alimentos, cosméticos, perfumaria e farmacêutico, a empresa está de olho no que considera uma “transição” de mercado. Com o apelo por produtos sustentáveis, a CartonDruck quer ser uma alternativa ao plástico.

— Queremos substituir o plástico. Um dia ele vai ser banido — aposta Baumgarten.

As duas novas unidades serão projetadas para produzir embalagens em papel-cartão, menos danosas ao meio ambiente e mais fáceis de serem recicladas, que possam ser usadas para substituir embalagens de plástico. Isso representaria a entrada em novos nichos que ainda não são atendidos pelo papel-cartão, diz Baumgarten. Por uma questão de estratégia comercial, o executivo prefere não abrir quais seriam esses segmentos por enquanto.

A ideia da empresa era começar a tirar o projeto do papel no ano passado, mas a pandemia fez a direção rever o cronograma. O desempenho de 2020 até foi surpreendente: as vendas somaram R$ 195 milhões, alta de 37% em relação a 2019, impulsionadas pelas exportações. Antes de bater o martelo em definitivo sobre a expansão, a CartonDruck agora analisa se a alta demanda deve se manter ou se foi um ponto fora da curva em função da bagunçada que o coronavírus deu no mercado.

Criada em 2009 a partir de uma divisão de negócios da centenária Baumgarten, hoje integrante do grupo global All4Labels, a CartonDruck – que diz ter 140 anos – imprime cerca de 870 milhões de embalagens por ano. A linha inclui copos de sorvete fornecidos para unidades do McDonald’s em todo o Brasil, por exemplo.

Para 2021, a companhia projeta crescimento de 12%. Uma das novidades deste ano foi a produção de tampas de copos para refrigerante feitas em papel cartão. O lançamento atende principalmente a uma demanda do mercado de São Paulo, que aprovou uma lei que proíbe estabelecimentos comerciais de fornecer aos clientes copos, pratos e talhares de plástico.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas