Aos poucos, a Osterfest de Pomerode tenta alcançar um ponto de equilíbrio desejável por todo grande evento turístico: o da sustentabilidade financeira. A 17ª edição da tradicional festa de Páscoa, aberta nesta semana, caminha nessa direção ao registrar um número recorde de patrocinadores. Pelo menos 13 grandes marcas se associaram à programação em 2025. Outras embarcaram como apoiadoras.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A lista (veja abaixo) tem de varejistas a indústrias multinacionais, passando até mesmo pelo setor financeiro. Embora de ramos, tamanhos e realidades econômicas diferentes, elas têm algo comum: são ou estão presentes no dia a dia de Pomerode ou de cidades vizinhas. Segundo Rejane Goede, da Associação Visite Pomerode (Avip), responsável pelo evento, quando o assunto é patrocínio a Osterfest busca valorizar, primeiro, a “prata da casa”.

Veja fotos da decoração da Osterfest

— Nosso objetivo é manter essa fidelidade com quem está com a gente desde o começo, que são as empresas locais. Depois podemos avançar (na captação) em nível nacional — projeta a executiva.

Em 2025, a festa da Páscoa arrecadou cerca de R$ 1 milhão em cotas de patrocínio – há incentivos da Lei Rouanet. O valor ainda não é suficiente para quitar as despesas com a organização, que são três vezes maiores. Mas vem aumentando ano a ano. Para justificar o apoio, a própria Avip tem proposto alternativas para que as marcas agreguem valor e tenham mais retorno.

Continua depois da publicidade

— A gente pede sempre para eles ativarem a marca de uma forma lúdica — diz Rejane, em referência ao público majoritariamente familiar e das muitas crianças que visitam a Osterfest.

Essa “provocação” ajudou o evento a aumentar o número de atrações neste ano para além dos já famosos ovo e árvore de Páscoa gigantes: serão cerca de 30, com pelo menos seis novidades. Entre elas, uma viagem sensorial à origem do chocolate, uma estação de trem, peça de teatro, pescaria, novas brincadeiras e oficinas com uma espécie de “naming rights” das marcas.

A expectativa da Avip é que a Osterfest receba 200 mil pessoas neste ano. A programação vai até o dia 20 de abril no Centro Cultural de Pomerode.

As marcas que estão na Osterfest

Patrocinadoras:

  • Círculo
  • Dicave
  • DVA
  • Havan
  • Komprão Koch Atacadista
  • Kyly
  • Mueller
  • Netzsch do Brasil
  • Nugali Chocolates
  • Proaço
  • Sicredi
  • Weiku
  • Zee Rucci

Continua depois da publicidade

Apoiadores:

  • Karsten
  • Olho Embutidos
  • Opa Bier
  • Secretaria de Turismo de Santa Catarina
  • Prefeitura de Pomerode

Leia também

Empresa de SC aumenta faturamento e distribui R$ 15 milhões em bônus aos funcionários

Sai café, entra neném: grife americana de moda infantil pega antigo ponto do Starbucks em Blumenau

Havan faz acordo e encerra processo de acusação de assédio eleitoral

Mais de cem lojas até 2032: o ousado plano no varejo de gigante da indústria têxtil de SC