Aos poucos, a Osterfest de Pomerode tenta alcançar um ponto de equilíbrio desejável por todo grande evento turístico: o da sustentabilidade financeira. A 17ª edição da tradicional festa de Páscoa, aberta nesta semana, caminha nessa direção ao registrar um número recorde de patrocinadores. Pelo menos 13 grandes marcas se associaram à programação em 2025. Outras embarcaram como apoiadoras.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A lista (veja abaixo) tem de varejistas a indústrias multinacionais, passando até mesmo pelo setor financeiro. Embora de ramos, tamanhos e realidades econômicas diferentes, elas têm algo comum: são ou estão presentes no dia a dia de Pomerode ou de cidades vizinhas. Segundo Rejane Goede, da Associação Visite Pomerode (Avip), responsável pelo evento, quando o assunto é patrocínio a Osterfest busca valorizar, primeiro, a “prata da casa”.
Veja fotos da decoração da Osterfest
— Nosso objetivo é manter essa fidelidade com quem está com a gente desde o começo, que são as empresas locais. Depois podemos avançar (na captação) em nível nacional — projeta a executiva.
Em 2025, a festa da Páscoa arrecadou cerca de R$ 1 milhão em cotas de patrocínio – há incentivos da Lei Rouanet. O valor ainda não é suficiente para quitar as despesas com a organização, que são três vezes maiores. Mas vem aumentando ano a ano. Para justificar o apoio, a própria Avip tem proposto alternativas para que as marcas agreguem valor e tenham mais retorno.
Continua depois da publicidade
— A gente pede sempre para eles ativarem a marca de uma forma lúdica — diz Rejane, em referência ao público majoritariamente familiar e das muitas crianças que visitam a Osterfest.
Essa “provocação” ajudou o evento a aumentar o número de atrações neste ano para além dos já famosos ovo e árvore de Páscoa gigantes: serão cerca de 30, com pelo menos seis novidades. Entre elas, uma viagem sensorial à origem do chocolate, uma estação de trem, peça de teatro, pescaria, novas brincadeiras e oficinas com uma espécie de “naming rights” das marcas.
A expectativa da Avip é que a Osterfest receba 200 mil pessoas neste ano. A programação vai até o dia 20 de abril no Centro Cultural de Pomerode.
As marcas que estão na Osterfest
Patrocinadoras:
- Círculo
- Dicave
- DVA
- Havan
- Komprão Koch Atacadista
- Kyly
- Mueller
- Netzsch do Brasil
- Nugali Chocolates
- Proaço
- Sicredi
- Weiku
- Zee Rucci
Continua depois da publicidade
Apoiadores:
- Karsten
- Olho Embutidos
- Opa Bier
- Secretaria de Turismo de Santa Catarina
- Prefeitura de Pomerode
Leia também
Empresa de SC aumenta faturamento e distribui R$ 15 milhões em bônus aos funcionários
Sai café, entra neném: grife americana de moda infantil pega antigo ponto do Starbucks em Blumenau
Havan faz acordo e encerra processo de acusação de assédio eleitoral
Mais de cem lojas até 2032: o ousado plano no varejo de gigante da indústria têxtil de SC










