A Oktoberfest que começa nesta quarta-feira em Blumenau será marcada por um fato simbólico que vem sendo pouco notado: pela primeira vez em 35 edições a festa não terá nenhuma opção de chope de uma grande marca popular.

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A Heineken, que em 2017 anunciou a compra da Brasil Kirin, decidiu não levar chope da Schin para os pavilhões da Vila Germânica – a marca estará presente apenas com cerveja sem álcool, uma obrigação do edital, mas cujas vendas são insignificantes. O grupo terá pontos de venda da Eisenbahn, a cervejaria oficial, e da Baden Baden. A Ichiban, presente nos últimos anos, também ficará de fora.

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Adotada sem muito alarde, a mudança tem contornos estratégicos sob o ponto de vista de marketing. Em julho, a Eisenbahn lançou uma campanha institucional para divulgar e promover a sua ampla variedade de estilos de cerveja. O movimento deixou claro as intenções da Heineken, dona da marca, de avançar em um mercado crescente e de grande potencial, que é o das artesanais.

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Procurada pelo blog, a companhia confirmou que “priorizou trazer marcas de seu portfólio craft”, “com a intenção de que o público tenha a oportunidade de descobrir esse mundo da cerveja artesanal”. A Eisenbahn virá com nove estilos da bebida, enquanto a Baden Baden terá sete.

De certa forma, a decisão da gigante cervejeira consolida um esforço de repaginação do cardápio de bebidas da Oktoberfest que começou em 2005, quando pela primeira vez a festa abriu espaço para cervejas artesanais – até então, era a Ambev, com o chope Brahma, que dava as cartas. A variedade caiu no gosto do público ao ponto de a edição deste ano ter, além das duas marcas da Heineken, outras sete opções de cervejarias, todas do Vale, incluindo ciganas.

Aliás

As vendas do chope Schin durante a Oktoberfest já vinham em cenário de queda nos últimos anos. Fruto, na avaliação da organização, da qualificação do público, que vai à festa em busca de novas e diferentes opções da bebida.