Em 2012, Marlon Tafner e os irmãos encaminhavam a venda da Uniasselvi, instituição de ensino superior fundada em Indaial pelo pai, José Tafner. À época, o negócio com a Kroton, uma gigante do setor, foi avaliado em cerca de meio bilhão de reais. Uma década depois, os olhares que um dia estiveram concentrados na educação agora estão atentos a um segmento igualmente promissor: o mercado imobiliário de luxo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Há três anos, Tafner fundou a Tauf Empreendimentos. A empresa familiar nasceu disposta a criar terreno principalmente no Litoral Norte catarinense, região que tem concentrado os principais investimentos da construção civil de alto padrão no Estado. Com algumas cidades já povoadas por concorrentes de peso, o foco, no primeiro momento, voltou-se a Balneário Piçarras.

— Vimos que o mercado de Piçarras era próspero e novo. Os grandes players estão concentrados em Balneário Camboriú e Itapema. Para um projeto pequeno e novo, como o que estava nascendo, a gente não ia conseguir se destacar — admite Tafner.

A Tauf deve entregar em dezembro o primeiro empreendimento na cidade, um residencial de 18 andares com vista para o mar e cerca de 60 apartamentos. O segundo projeto para Balneário Piçarras foi lançado na última semana. Será um condomínio ainda maior, com 25 pavimentos, 100 apartamentos de dois a quatro quartos, pouco mais de 200 vagas de garagem e 23,2 mil metros quadrados de área construída. O térreo reservará espaço para 14 salas comerciais.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do novo projeto da Tauf em Piçarras

O investimento da empresa neste novo prédio gira em torno de R$ 80 milhões, segundo Tafner. A estimativa é de que o valor geral de vendas (VGV) se aproxime do dobro deste valor. O projeto já está em fase avançada de tramitação dentro da prefeitura de Balneário Piçarras. O estudo de impacto de vizinhança (EIV) será apresentado em audiência pública marcada para a próxima segunda-feira (27).

Além dos dois projetos no Litoral Norte, a Tauf também já lançou um condomínio horizontal de alto padrão em Rio dos Cedros. Mas o futuro dos negócios deve passar mesmo pela beira do mar, adianta Tafner. A empresa já prospecta oportunidades em cidades vizinhas a Balneário Piçarras, como Penha e Barra Velha. Ao menos três novos empreendimentos devem ser lançados na região entre 2025 e 2026, adianta o empresário.

Aliás

Antes mesmo de abrir a construtora, Tafner já investia em imóveis. A motivação para empreender na área veio, segundo ele, ao perceber “algumas coisas que não eram agradáveis” no atendimento recebido, além de modalidades de investimento “abaixo” do que poderia receber.

Continua depois da publicidade

Entretenimento

Ao lado do irmão Malcon, Marlon Tafner também é um dos sócios do Spitz Pomer, futuro parque temático em Pomerode que terá minifazenda e brinquedos de aventura. A atração está sendo implantada em uma área de quase 16 mil metros quadrados na região central, em frente ao Teatro Municipal. As obras já iniciaram e a expectativa é abrir ao público durante as férias escolares de julho do próximo ano.

Leia também

Hamburgueria em ponto famoso de Blumenau muda de dono

Indústria de pescados de SC cita operações policiais ao pedir recuperação judicial

Tradicional padaria de Blumenau investe R$ 1,4 milhão para virar parada de ônibus

Ponte centenária de Blumenau vai passar por reforma e ganhará mirantes

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp

Destaques do NSC Total