A empresa Infra S/A informou que recebeu do Ibama a licença ambiental prévia para o projeto de duplicação de um trecho de 198,6 quilômetros da BR-153 entre Santa Catarina e Paraná. O documento tem validade até dezembro de 2030.

Continua depois da publicidade

A autorização atesta a viabilidade ambiental da obra e representa uma primeira etapa para uma futura concessão. A BR-153 integra o Lote 3 das Rodovias Integradas de Santa Catarina, cujo leilão está previsto para novembro, com investimento estimado pelo Ministério dos Transportes em cerca de R$ 2 bilhões.

A licença prévia permite que a futura concessionária elabore os projetos executivos e o plano básico ambiental, exigências para a emissão da licença de instalação, que autoriza o início das obras.

É a Infra S/A quem está estruturando o programa das rodovias integradas do Estado. São três lotes ao todo. O Lote 1, com leilão previsto para outubro, tem investimentos estimados em R$ 6,45 bilhões e inclui trechos das BRs 153, 280 e 470. Para o Lote 2, a previsão de concessão é para 2027.

A empresa também está elaborando o Plano Estadual de Logística de Transporte (PELT), um planejamento encomendado pelo governo de Santa Catarina para obras de infraestrutura no Estado.

Continua depois da publicidade