nsc
nsc

Economia

Indústria de Blumenau e região cria 9 mil novos empregos no primeiro trimestre

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
03/05/2021 - 12h29
Indústria têxtil
Setor têxtil se destacou na criação de vagas nas cidades de Blumenau e Brusque (Foto: Lucas Correia, BD)

A indústria puxou a criação de empregos formais, aqueles com carteira assinada, no Médio Vale do Itajaí no primeiro trimestre de 2021. Somados, os 14 municípios da região acumularam saldo – diferença entre contratações e demissões – de 9.082 vagas dentro do segmento entre janeiro e março. O volume representa 57,1% de todos os postos de trabalho criados no período (veja na tabela abaixo).

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na última semana revelam que a indústria foi o único segmento da economia que apresentou saldo positivo de empregos em todas as 14 cidades da região. Entre os municípios, Blumenau acumulou criação de 2.778 vagas no segmento. Na sequência aparece Brusque (+1.614).

Nas duas cidades o destaque fica por conta do segmento têxtil. Em Blumenau, setor de confecção de artigos do vestuário e acessórios abriu 1.048 novos empregos no primeiro trimestre. Em Brusque, foram 560 vagas adicionais. Indaial (+978 vagas), Gaspar (+944) e Timbó (+857) também apresentaram bom desempenho no segmento industrial em geral entre janeiro e março.

Ao todo, o Médio Vale criou 15.883 novos empregos formais no primeiro trimestre. Depois da indústria, o setor com melhor resultado foi o de serviços, com 5.410 postos de trabalho adicionais. O comércio abriu 818 novas vagas e a construção civil outras 574.

Santa Catarina foi o terceiro estado brasileiro que mais gerou novos empregos no primeiro trimestre do ano. Foram 87.127 novas vagas, resultado que perde apenas para os desempenhos de São Paulo (+253.460) e Minas Gerais (+108.109).

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas