A centenária indústria Karsten, uma das maiores fabricantes de toalhas do Brasil, consolidou um movimento inédito na trajetória de 143 anos de história. A empresa de Blumenau inaugurou nesta quinta-feira (26) em Minga Guazú, no leste do Paraguai, a primeira unidade fabril fora do Brasil, que vai ampliar a capacidade de produção especialmente de itens de banho.
Continua depois da publicidade
Segundo a companhia, a nova operação também agrega mais flexibilidade industrial, em sinergia com fábricas que já funcionam no Brasil. A planta paraguaia, em um primeiro momento, deve atender a demanda brasileira, mas já foi pensada para uma eventual expansão conforme a demanda e a possibilidade de abrir novos mercados.
Veja fotos da inauguração
Com o investimento, a Karsten se junta a outras grandes empresas catarinenses atraídas pela forte política de incentivos fiscais e os menores custos oferecidos pelo Paraguai. Por lá já estão também nomes como Altenburg e Lunelli. A joinvilense Döhler, outra centenária do mesmo ramo, recentemente também anunciou planos de abrir fábrica no país.
A cerimônia de inauguração reuniu lideranças da companhia e autoridades locais e internacionais. A Karsten tem 2,5 mil funcionários e seus produtos ocupam 7 mil pontos de venda no país, além de estar presente também em mais de 20 países.
Continua depois da publicidade





