A histórica 40ª edição, encerrada no último domingo (26), deixou claro que a Oktoberfest Blumenau precisa de mais espaço, e a Febratex pode indicar o caminho para isso. Em 2026, a tradicional feira de negócios da indústria têxtil vai montar um pavilhão de lona em um terreno nos fundos da Vila Germânica, entre as ruas Orleans e João Pessoa. Ali há imóveis desapropriados pela prefeitura. Hoje, parte deles já serve de apoio nos bastidores da maior festa alemã das Américas.
Continua depois da publicidade
A estrutura adicional para a Febratex terá 2,8 mil metros quadrados de área total, com 1,8 mil metros quadrados destinados a expositores. Todos os espaços ali já estão vendidos, diz Helvio Pompeo Madeira, diretor da empresa responsável pela feira, que já tem confirmados quase 600 estandes e 3 mil marcas para a edição do próximo ano. O evento acontecerá entre os dias 18 e 21 de agosto.
Assim como já ocorre com a Oktoberfest Blumenau, a Vila Germânica também ficou pequena para a Febratex, que nas últimas edições precisou levar a estrutura e a área de feira para além dos pavilhões. A experiência de 2026 com essa ampliação deve ser observada de perto pela organização da festa germânica.
Imagens mostram área possível para a expansão da Vila Germânica
Mirando o futuro, existe uma tendência de que esta área adicional de terrenos, hoje subaproveitada, seja usada para a construção de mais um setor. Além disso, a pauta do Centro de Convenções deve ser retomada em breve, apurou a coluna. Com a obra ao lado do Galegão, faltaria espaço para brinquedos do parque de diversões, que poderiam ir para este novo local.
Gole
O público da Oktoberfest Blumenau secou os barris da Festbier, cerveja criada pela Spaten exclusivamente para a 40ª edição, antes mesmo do fim da festa. Com a alta procura, a Ambev avalia trazer o rótulo novamente ao evento em 2026.
Continua depois da publicidade
Diversificação
Depois do acerto com a inclusão de um festival de dança, a Oktoberfest Blumenau deve buscar no futuro resgatar a tradição germânica em outros tipos de manifestações culturais, disse à coluna o diretor geral da Vila Germânica, Guilherme Guenther.
Leia também
Cidade de SC candidata a “nova Balneário Camboriú” terá primeiro condomínio clube
Gigante do varejo, C&A vai abrir mais uma loja em Blumenau
Tribunal de Justiça condena Luciano Hang a indenizar Lula por danos morais
Rede vai reinaugurar supermercado em SC após investir R$ 5 milhões em reforma





