Seis meses e uma verdadeira operação de guerra depois, está consumada a maior demolição mecânica de um edifício já feita no Brasil. A construtora Embraed colocou abaixo um prédio beira-mar de 16 andares na Barra Sul, em Balneário Camboriú. O terreno vai dar lugar a um residencial quase cinco vezes maior, com 78 pavimentos e 270 metros de altura.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A operação, que segundo a Embraed é inédita no país, demandou estudos minuciosos por causa da alta densidade urbana da Avenida Atlântica – a opção de uma implosão da estrutura, por exemplo, que levaria somente alguns minutos, foi descartada.
Iniciados em novembro de 2024, os trabalhos foram divididos em três etapas. Na primeira, foram demolidas manualmente a caixa d’água e a piscina, localizadas no topo do edifício. Em seguida, duas escavadeiras de cinco toneladas foram içadas para derrubar o prédio de cima para baixo, um andar por vez.
Fotos mostram etapas da demolição
Os mais de 3 mil metros cúbicos de entulhos retirados foram “escoados” por um caminho aberto a partir dos banheiros do apartamento, passando por todos os andares até caírem em caçambas. Já as escavadeiras iam descendo os andares a partir de rampas criadas com os próprios restos de materiais – que foram encaminhados a um centro de triagem para serem reciclados.
Continua depois da publicidade
A terceira e última etapa da demolição envolveu os quatro primeiros andares. As escavadeiras anteriores deram lugar a uma de 26 toneladas, utilizada para quebrar e carregar o material restante acima do solo, assim como as estruturas de fundação do antigo edifício.
— Retiramos janelas, portas, móveis e até o elevador, que foram encaminhados para doação — diz Tatiana Cequinel, presidente da Embraed.
O então edifício Ivo Roveda será substituído por uma torre do Armani Casa Residences, empreendimento que levará a assinatura de famosa grife italiana – será o primeiro projeto do gênero no Sul do país. O novo prédio terá apartamentos de até 1,1 mil metros quadrados, incluindo opções duplex com piscina e jardim privativos.
O valor geral de vendas (VGV) estimado é de R$ 1,5 bilhão e o lançamento oficial está previsto para acontecer até 2026.
Continua depois da publicidade
Leia também
BRF finaliza compra de fábrica na China
Cooperativa de crédito de SC alcança marca inédita na América Latina
 
				 
                                     
                            
                            











