Máquinas e operários já não são vistos em ação no canteiro de obras do futuro terminal de ônibus Oeste, no bairro Água Verde, em Blumenau. Os trabalhos foram interrompidos em julho depois que a construtora responsável reivindicou uma atualização de valores. Um novo aditivo do contrato está sendo analisado pela Procuradoria Geral do município e também deve passar pelo crivo do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
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Segundo a secretaria de Obras, o projeto original precisou ser alterado. Detonação de rochas, implantação de uma galeria e desvio de um ribeirão que passa pelo terreno, não previstos inicialmente, deixaram os trabalhos mais caros. Negociações envolvendo desapropriações também se estenderam mais do que se imaginava.
A construção do Terminal Oeste está na mesma licitação do Terminal Norte. A estrutura do bairro Itoupava Central, por outro lado, já é considerada entregue pela secretaria de Obras. Ambas fazem parte do pacote de intervenções na mobilidade urbana da cidade financiadas com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID.
Se novo aditivo for assinado, não será o primeiro. O contrato para a construção das duas estruturas foi firmado em 9 de agosto de 2017, à época avaliado em R$ 29,8 milhões. Desde então, atualização de valores e intervenções inesperadas elevaram o montante para R$ 44 milhões e também adiaram a entrega.
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Em maio, a prefeitura anunciou que o BID aceitou prorrogar mais uma vez o prazo de entrega das obras de mobilidade urbana de Blumenau, desta vez para 22 de dezembro. O motivo alegado na época foi a pandemia do novo coronavírus, que chegou a paralisar os trabalhos e dificultou a chegada de insumos.
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