O plano de ação para a retomada da economia de Blumenau que a prefeitura deve apresentar nesta sexta-feira (14) terá tiro curto. A maior parte das medidas será pontual, para provocar efeitos imediatos ou no máximo até o fim do ano, como forma de reação à pandemia do novo coronavírus.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

O documento foi elaborado a partir de ideias e sugestões colhidas em workshops realizados nas últimas semanas com empresários e representantes de vários setores da economia – recursos humanos, comércio, tecnologia e turismo entre eles. Cerca de 160 pessoas, ao todo, participaram das discussões, que resultaram em um diagnóstico inicial de desafios e oportunidades.

Uma das medidas propostas inclui a criação de um canal digital para divulgar o trabalho de artistas, impedidos de se apresentar por causa da pandemia. Há conversas para que a Furb colabore. Digitalização de processos e redução da burocracia para a liberação de documentos e licenças, um dos gargalos sempre apontados por empresários, também estão previstas.

A apresentação ainda deve reservar anúncios de medidas específicas de estímulo e apoio a microempreendedores individuais. No lançamento do plano, em junho, a prefeitura também prometeu desburocratizar a abertura de instalações temporárias em espaços públicos e privados, o que inclui comércio de produtos e serviços sobre calçadas.

Continua depois da publicidade

Não será um plano unicamente de governo: o município deve colaborar com algumas questões e as ações também serão tocadas por entidades de classe envolvidas na elaboração das propostas.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.