Está saindo do forno o projeto de reforma da Ponte dos Arcos, icônico cartão-postal de Blumenau. A prefeitura deve lançar em breve uma licitação para contratar a empresa responsável pela restauração da travessia que liga as ruas Itajaí e República Argentina. O investimento estimado é de R$ 1 milhão.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

A principal intervenção na estrutura será a criação de uma área de convivência no vão central, uma espécie de mini-praça, com bancos e iluminação. O guarda-corpo da estrutura também será trocado. Ficará um pouco mais alto, para dar mais segurança a quem passa pelo local, segundo o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel. O objetivo é estimular os pedestres a apreciarem a paisagem do Rio Itajaí-Açu.

— É um espaço que hoje é pouco utilizado, tanto pelo turista quanto pelo blumenauense. As pessoas não têm segurança em passar nessa calçada com esse guarda-corpo pequeno. Temos que dar segurança, porque é um excelente ponto fotográfico — avalia.

Além da reforma, a ponte ganhará uma nova pintura. A prefeitura chegou a negociar uma intervenção artística de grande porte, algo que poderia até mesmo gerar uma repercussão internacional, projetava Greuel.

Continua depois da publicidade

A pedida do artista com quem o município manteve conversas, porém, assustou pelos altos valores. O serviço agora deve ficar com uma empresa parceira, a mesma responsável por colorir a escadaria do Morro do Aipim, que dá acesso ao Frohsinn.

Segundo Greuel, a última grande restauração da ponte ocorreu em 1996. Depois disso, houve serviços pontuais de manutenção e limpeza. 

Revitalizado, o espaço deve ser um agregador à nova locomotiva que ficará estacionada na praça da Tex Cotton, logo à frente. Também passará a integrar a chamada Rota dos Museus, circuito que vai desde à Central de Atendimento ao Turista, em frente ao Sesi, até o Centro Histórico da cidade.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Continua depois da publicidade

Leia também

Hang nega ser contra Shopee, Shein, AliExpress e outras plataformas após polêmica sobre impostos

Propostas para construção do Centro de Convenções de Blumenau serão conhecidas em abril

Projeto de condomínio de R$ 30 milhões e 300 apartamentos está em análise em Blumenau

Altenburg recebe homenagem da Fiesc pelos 100 anos de história