O prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari (PL), confirmou nesta sexta-feira (14) os nomes dos novos ocupantes das intendências do Grande Garcia e da Vila Itoupava, cargos que estavam vagos desde que Mauricio Goll (PSDB) e Norberto Ramalho (PL), alvos de investigações, pediram exoneração.

Continua depois da publicidade

Para o Grande Garcia, Ferrari convocou um velho conhecido. Juliano Junkes retorna à mesma função nove meses depois. Ele iniciou a atual gestão como intendente, mas foi substituído justamente por Goll em fevereiro. Goll pediu demissão na semana passada após denúncias de prática de “rachadinha” quando ainda era vereador, entre 2021 e 2024.

Para a Vila Itoupava, uma novidade. Comerciante e responsável por produzir a maior cuca do Brasil no distrito, Roberto Fritzke assume o cargo na vaga de Ramalho, que também pediu exoneração em meio a denúncias de uso indevido de carros públicos para fins particulares. Nas eleições de 2024, Fritzke esteve do lado oposto de Egidio: foi candidato a vereador pelo Novo com 2.199 votos, resultado que o deixou na condição de suplente na Câmara de Vereadores.

O anúncio repercutiu no partido, que faz oposição ao governo Egidio. Pouco depois da confirmação, o Novo emitiu nota oficial comunicando a suspensão da filiação de Fritzke. Segundo a legenda, a medida atende a uma resolução interna.

“O Novo reafirma sua independência em relação ao governo Egídio Ferrari-Maria Regina. O partido não integra, não compõe e não participa da atual gestão, mantendo sua coerência programática, postura fiscalizadora e compromisso com uma administração pública responsável, eficiente e transparente”, diz o documento.

Continua depois da publicidade

Leia também

Universidade muda de endereço em Blumenau em busca de espaço para crescer

Hofbräuhaus vai fazer a própria cerveja em Blumenau e terá até loja de souvenires

Empresa de TI de Blumenau inaugura nova sede e acerta mais uma aquisição