A cadeira da Intendência do Grande Garcia, em Blumenau, está vazia. O então titular, Mauricio Goll (PSDB), pediu exoneração do cargo nesta quinta-feira (4) depois de virem à tona denúncias do Ministério Público de suposta prática de “rachadinha” na época em que ele foi vereador da cidade, entre 2021 e 2024. Em nota, a prefeitura informou que Goll, que assumiu a intendência em fevereiro deste ano, preferiu se afastar do cargo para se defender no caso.

Continua depois da publicidade

Segundo um procedimento instaurado pela 6ª Promotoria de Justiça de Blumenau, Goll, que chegou a ser vice-presidente da Câmara de Vereadores entre 2023 e 2024, teria cobrado parte dos salários de quatro assessores como condição para que eles fossem mantidos em cargos comissionados, de indicação política. A prática, conhecida como “rachadinha”, configura exigência de vantagem indevida, conforme estabelecido pelo Código Penal.

A denúncia foi oferecida no início de outubro pelo promotor Rodrigo Andrade Viviani. Os supostos repasses, conforme a investigação, eram feitos em espécie para Goll ou mediante transferências bancárias para empresas que prestavam serviços ao então vereador. Ainda segundo o MP, a “rachadinha” ajudou a pagar o fornecimento de medalhas, troféus e bolas de bocha de eventos realizados por Goll.

Os assessores, ainda de acordo com o MP, seriam intimidados a repassar quantias mensais que chegavam a R$ 1 mil, com ameaças veladas de exoneração dos cargos caso não participassem do esquema. Um deles teria sido cobrado a depositar R$ 5 mil para a campanha a reeleição de Goll. Em 2024, ele fez 3.218 votos, mas não conseguiu renovar o mandato e ficou como suplente do PSDB.

Além do agora ex-intendente, o MP também denunciou um ex-assessor de Goll, Robson André Wagner, que chegou a ser chefe de gabinete do tucano na Câmara e atualmente é secretário adjunto de Obras da prefeitura. Conforme a denúncia, Robson seria auxiliar direto no esquema e caberia a ele a cobrança dos repasses mensais das vítimas.

Continua depois da publicidade

O MP pediu à Vara Criminal de Blumenau que a denúncia seja recebida e que os denunciados sejam citados, intimados e condenados, com reparação de danos causados aos cofres públicos. Os valores devem ser apurados no processo.

A prefeitura ainda não divulgou quem assumirá a Intendência do Grande Garcia. O pedido de exoneração de Goll representa a segunda baixa no primeiro escalão municipal de Blumenau em menos de uma semana. Na última sexta-feira (31), o então intendente da Vila Itoupava, Norberto Ramalho (PL), também pediu demissão em meio a denúncias de uso indevido de carros públicos para fins particulares.

O que dizem os envolvidos

Procurado, Mauricio Goll encaminhou uma nota assinada pelo advogado de defesa, Guilherme Vieira. O texto diz que Goll “ainda não foi formalmente citado sobre a acusação, motivo pelo qual reservará suas manifestações exclusivamente nos autos”.

A nota acrescenta ainda que, quanto ao eventual teor da acusação, Goll “prestará com serenidade os esclarecimentos que forem necessários ao Poder Judiciário, no momento oportuno, reiterando sua inocência e a idoneidade da sua conduta no exercício do cargo de vereador”.

Continua depois da publicidade

A coluna também procurou Robson André Wagner, mas não obteve retorno até o momento da publicação. O espaço segue aberto.

Leia também

Avança projeto de obra que promete ajudar a aliviar trânsito na BR-101

Empresa promete instalar em SC a maior aceleradora de franquias do mundo

Oktoberfest Blumenau soluciona crime em menos de três minutos

Beto Carrero terá maior restaurante da Pizza Hut no Brasil e sabor exclusivo para o parque