O gargalo no trânsito da BR-101 pode estar longe de ser resolvido, mas um projeto que promete ao menos tentar amenizar os engarrafamentos na rodovia federal avançou mais uma etapa. Foi assinada nesta segunda-feira (3) a ordem de serviço para a execução dos estudos executivos do Contorno Oeste, uma obra avaliada em mais de R$ 100 milhões.

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O Instituto Mais Itajaí, formado por empresários locais, é quem vai bancar o projeto, um investimento de R$ 3 milhões, e depois doá-lo para que o poder público contrate a execução da obra. O contorno terá 10 quilômetros de extensão, criando uma rota alternativa à BR-101 para ligar duas rodovias estaduais: a Jorge Lacerda (SC-412) e a Antônio Heil (SC-486).

A ideia é criar de duas a três faixas por sentido, garantindo maior fluidez ao tráfego no local, além de ciclovia, canteiro central, drenagem, iluminação pública e sinalização viária completa. Futuramente, a via será um eixo de integração, com planos de se conectar a Camboriú e Navegantes e, por extensão, à BR-470.

Ficará a cargo da Prosul a condução do estudo de viabilidade técnica e econômica para a obra. A expectativa é que a empresa entregue todos os projetos executivos já prontos, restando ao poder público apenas lançar o edital de licitação e executar a obra. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de seis meses.

— O Contorno Oeste de Itajaí representa um marco no desenvolvimento do Litoral Norte catarinense. Unimos esforços entre o setor empresarial e o poder público para viabilizar uma obra que trará benefícios importantes à mobilidade e à economia, além de integrar Itajaí aos municípios vizinhos — diz Fabio Inthurn, presidente do Instituto Mais Itajaí.

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