Entre os recordes acumulados pela Oktoberfest Blumenau 2025, um deles chama a atenção pela agilidade: um crime de furto de celular foi identificado e solucionado em menos de três minutos. Neste curtíssimo intervalo de tempo, as câmeras de vigilância identificaram o infrator, a informação foi repassada à central de comando e agentes de segurança abordaram o suspeito, recuperando o aparelho.

Continua depois da publicidade

O presidente da comissão de segurança, Alexandre de Vargas, revelou o caso à coluna na manhã desta segunda-feira (3), quando a prefeitura apresentou um balanço da segurança da 40ª edição da maior festa alemã das Américas. Segundo ele, este episódio foi solucionado, precisamente, em dois minutos e meio, um “recorde” para a festa.

A “muralha” de segurança erguida neste ano foi uma vez mais destacada na apresentação. A Oktoberfest Blumenau contou com um robusto efetivo policial, com mais de 400 profissionais envolvidos, entre agentes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de Bombeiros.

Fora isso, foram instaladas 330 câmeras de vigilância. Outras dezenas de equipamentos particulares, nos arredores da Vila Germânica, tiveram o sinal repassado à central, ampliando o “Big Brother” para 415 aparelhos. Foi uma integração inédita, segundo o prefeito Egidio Ferrari (PL).

A Oktoberfest Blumenau também funcionou como laboratório de novas tecnologias. Fabricantes usaram a maior festa para testar equipamentos que ainda nem foram homologados para venda. Segundo Vargas, são câmeras com novas funcionalidades de inteligência artificial e mais precisas no reconhecimento facial. O sistema utilizado na central é capaz de filtrar, a partir da captura das imagens, o perfil dos visitantes por cor de roupa, uso de acessório (boné, chapéu, óculos etc.) e até mesmo gênero e faixa etária aproximada, elementos que agilizam a resposta ao crime.

Continua depois da publicidade

Como a coluna já havia antecipado, todos os celulares furtados na edição deste ano – foram 14 aparelhos – foram identificados, recuperados e devolvidos aos donos. O aumento da segurança também vem promovendo uma queda no número de boletins de ocorrência gerais registrados durante o evento. Foram 139 há dois anos, em 2023, volume que caiu para 90 em 2025.

Veja fotos antigas da Oktoberfest Blumenau

Leia também

Beto Carrero terá maior restaurante da Pizza Hut no Brasil e sabor exclusivo para o parque

Quanto os catarinenses investem na Bolsa de Valores

Oktoberfest Blumenau precisa de mais espaço e uma feira pode indicar o caminho para isso

Cidade de SC candidata a “nova Balneário Camboriú” terá primeiro condomínio clube