A Oktoberfest Blumenau 2025 chegou ao fim acumulando recordes. A 40ª edição da maior festa alemã das Américas registrou o maior público dos últimos 16 anos e também a maior quantidade de pessoas em um único dia dentro dos pavilhões desde o início da “era das catracas” — com controle rigoroso de acesso à Vila Germânica.

Continua depois da publicidade

Ao longo dos 19 dias, 689 mil pessoas passaram pelo parque. Os ingressos, inclusive, esgotaram nos últimos dois sábados da festa. Na prática, são 110 mil visitantes a mais do que no ano passado. A última vez que se teve um público tão alto como agora foi em 2009, quando 732 mil moradores e turistas curtiram a celebração às tradições germânicas.

Em 19 de outubro, por exemplo, houve recorde de visitantes, com 81 mil pessoas ao longo do dia dentro da Vila germânica. Desde a implementação do sistema de catracas para controle de público, em 2013, o último recorde tinha sido em 20 de outubro de 2018, quando 73 mil foliões passaram pela festa.

Não fosse o bastante, neste último dia de Oktoberfest Blumenau 2025, uma nova marca: o domingo com o maior público dos últimos 12 anos, com 76 mil pessoas.

De acordo com o diretor-geral do Parque Vila Germânica, Guilherme Guenther, o sucesso é fruto de uma combinação de fatores potencializados pela divulgação nacional. O primeiro deles, a nostalgia pelas 40 edições. Tanto que a decoração do Setor 1 teve inspiração na Oktober de 1984. O mesmo ocorre com a reabertura do Galegão, remetendo à Oktoberfest de Munique. Dados da Vila Germânica provam que o espaço caiu no gosto do público: a cada quatro pessoas que entraram no parque, ao menos uma esteve no novo “queridinho” da festa.

Continua depois da publicidade

“Mais segura do Brasil”

O fato de ter se tornado um evento referência em segurança do público no Brasil também contribuiu para atrair o público, acredita a organização. A festa se intitula como “a mais segura do Brasil” e criou uma verdadeira muralha digital anticrimes, com uso de inteligência artificial, drones, centenas de câmeras e atuação integrada das polícias com agentes privados de segurança.

E para fechar com chave de ouro a programação especial que celebrou a 40ª edição da Oktoberfest Blumenau, a organização voltou às origens: fez um desfile no domingo de manhã — o que não ocorria desde 2006 —, tal como era quando a festa começou em 1984. Todos esses fatores se somaram para transformar uma expectativa de pouco mais de meio milhão de visitantes em quase 700 mil.

— É uma grata surpresa, ainda mais partindo da premissa de que esse ano não teve feriado prolongado, o que tem uma força muito importante para os visitantes que vêm de fora. Está acima do que imaginávamos e programávamos. É uma responsabilidade para as próximas edições — afirma Guenther.

A Oktoberfest Blumenau 2026 será de 7 a 25 de outubro.