A tecnologia reforçada criou uma muralha de segurança na Oktoberfest Blumenau 2025 e o sistema de vigilância, com câmeras no estilo “Big Brother”, identificam até quem tem mandado de prisão em aberto e tenta entrar na festa.

Continua depois da publicidade

Mas, afinal, qual o segredo por trás do sucesso de segurança?

A resposta seria uma soma de fatores, mas, especialmente, o uso inteligente da tecnologia com o planejamento integrado entre as forças de segurança, segundo Guilherme Guenther, diretor-geral do Parque Vila Germânica.

— Desde o início da festa, ampliamos o sistema de reconhecimento facial, monitoramento em tempo real e controle de acesso, o que nos permite atuar de forma preventiva. Além disso, há uma sinergia muito grande entre as equipes da Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal, Bombeiros e segurança privada. É um esforço conjunto que mostra resultado prático: uma festa mais segura, organizada e humana — explica Guenther.

O presidente da Comissão de Segurança da 40ª Oktoberfest Blumenau, Alexandre de Vargas, aponta para as tecnologias com inteligência artificial, que assumiram um lugar importante para a segurança da festa. Ele conta que as novas tecnologias das empresas Intelbras, Minister e Global Sonic “estão sendo testadas na festa com grande êxito”.

Continua depois da publicidade

— É uma vigilância absoluta, não tem nenhum ponto cego. Temos até redundância de pontos — confirma o presidente da comissão.

A Oktoberfest Blumenau chegou nesta terça-feira (21) a sete dias consecutivos sem registrar furtos, mesmo em meio a um público que beira as 250 mil pessoas neste período. Para o diretor-geral da Vila Germânica, isso “representa um marco histórico e o reflexo de um trabalho técnico, silencioso e muito bem coordenado”. O final de semana passado foi um dos mais movimentados até agora, com um total de 127.245 pessoas no Parque Vila Germânica, contando sábado e domingo. Nestes 13 dias, a festa já soma mais de 415 mil visitantes.

— A segurança é prioridade absoluta na Oktoberfest Blumenau, e essa marca mostra que estamos no caminho certo. Também reforça que a tecnologia não substitui o fator humano, ela potencializa o olhar atento e a atuação rápida das equipes — complementa Guenther.

Sorria, você está sendo filmado!

Uma previsão de George Orwell que se confirma a cada ano: a Vila Germânica virou um verdadeiro “Big Brother”. São exatamente 414 câmeras de segurança operando na área externa e interna do Parque Vila Germânica. Todas as imagens vão direito para uma central de monitoramento, que conta com equipamentos com tecnologia de reconhecimento facial e inteligência artificial. Desde o começo da festa, sete pessoas foram presas por estarem com mandados em prisão em aberto — todas por não pagamento de pensão alimentícia, segundo Vargas.

Continua depois da publicidade

— É exatamente aquela pessoa que não espera. Ela vai para a festa e, assim que passa pela catraca, já é identificada na sequência de ação e encaminhada até a delegacia — afirma o presidente da Comissão de Segurança.

Há 13 totens espalhados em pontos estratégicos da Vila Germânica para acionamento em caso de emergência. Com alguns registros de trote ou até de engano, os totens de emergências foram acionados cinco vezes quando visitantes passaram mal e foram atendidos por equipes médicas no local.

Ao todo, 316 policiais irão atuar na festa a pé e motorizados por carros e motos, além de terem o apoio aéreo do Batalhão de Aviação, do Tático, Canil, Rocam e Cavalaria. A Polícia Civil também tem um posto em funcionamento dentro com 30 agentes para registrar boletins de ocorrência, autuações em flagrante e pelo serviço de achados e perdidos, além de cinco da Polícia Científica. Até há presença de 10 policiais penais, que estarão de olho em quem tentar curtir a folia de tornozeleira eletrônica, mas sem autorização judicial. O evento tem suporte de 250 vigilantes e 15 seguranças privados especializados.

Para o próximo ano, o objetivo é manter o padrão e Vargas conta com o balanço geral da segurança no fechamento desta edição da festa para identificar os pontos de melhora.

Continua depois da publicidade

— Por enquanto, a gente vai manter essa integração de forças que só vem dando um resultado positivo na capacidade. É um casamento perfeito entre a tecnologia avançadíssima e todas as forças de segurança que vem dando muito certo — conclui Vargas.

Guenther reitera que o foco é continuar evoluindo. Segundo ele, a organização já estuda novos aprimoramentos no sistema de câmeras e monitoramento de fluxo de pessoas, além de ampliar a integração entre os bancos de dados das forças de segurança.

— Nosso objetivo é consolidar Blumenau como referência nacional em gestão de grandes eventos seguros e inteligentes. Para 2026, a ideia é continuar aprimorando os processos, investir em tecnologia preditiva e fortalecer ainda mais o trabalho conjunto entre poder público e forças de segurança — finaliza Guenther.

Sábado com público histórico e sem furtos

Além dos desfiles, o sábado (18) foi um dia histórico para a Oktoberfest Blumenau por registrar um público recorde: 81.277 pessoas, de acordo com informações do Parque Vila Germânica. A multidão de foliões superou o recorde de 2018 de 73 mil pessoas — o maior número na “era das catracas”, com controle rigoroso. Mesmo com a lotação máxima atingida nos pavilhões, a segurança estava garantida.

Continua depois da publicidade

A segurança era tanta que a ocorrência mais grave registrada foi de um homem que tentou invadir a Vila Germânica, pulando uma grade de proteção para entrar na festa sem pagar, mas foi identificado e conduzido à delegacia em menos de três minutos.

Na primeira sexta-feira (10) de festa, um trio foi preso por furtar celulares durante a Oktoberfest. Em uma ação rápida, foram identificados, localizados e presos na BR-470 depois de tentarem descartar alguns objetos do carro.

Veja fotos da Oktoberfest Blumenau 2025

Leia também

A façanha da segurança da Oktoberfest Blumenau em dia de recorde histórico de público