Um trio que veio a Blumenau só para furtar celulares durante a Oktoberfest 2025 se deu mal na noite desta sexta-feira (10). Em mais uma rápida ação atrelada à muralha digital de segurança da festa, os ladrões foram identificados, localizados e presos pouco após cometerem os crimes nos pavilhões.
Continua depois da publicidade
Conforme a Polícia Militar, a operação de inteligência começou ainda no Parque Vila Germânica e contou com o apoio da equipe de segurança privada que atua na Oktoberfest Blumenau. Primeiro, vítimas de furtos procuraram as polícias para registrar ocorrência e a sequência de casos semelhantes provocou um alerta por parte das autoridades.
Com o uso das mais de 300 câmeras espalhadas pela Vila Germânica — inclusive com reconhecimento facial —, os ladrões foram encontrados. A partir dali, a muralha de segurança identificou quando eles saíram e por onde eles foram para, então, prendê-los. Eles foram abordados na BR-470 depois de tentarem descartar alguns objetos do carro. Sete celulares foram recuperados e, até agora, cinco donos já foram localizados.
Ainda segundo a PM, dois homens e uma mulher presos são estrangeiros e vieram de São Paulo a Blumenau exclusivamente para cometer os furtos.
Esse foi o segundo caso de pessoas presas graças ao cinturão de segurança da Oktoberfest Blumenau 2025. No primeiro dia, antes mesmo de a festa começar, um homem com mandado de prisão ativo por não pagamento de pensão alimentícia foi identificado pelas câmeras de reconhecimento facial, abordado, detido e levado ao Presídio Regional de Blumenau.
Continua depois da publicidade
A Oktoberfest, vale lembrar, se intitula como a festa mais segura do Brasil e neste ano dobrou a aposta na segurança dentro e fora dos pavilhões da Vila Germânica.
Leia também
Como funcionam os totens de emergência para pedir ajuda na Oktoberfest Blumenau 2025
Que país é “êste”? Retorno do Galegão à Oktoberfest surpreende por detalhes e cores
Fotos da década de 1980 mostram como era a Oktoberfest Blumenau antigamente





