A muralha de segurança da Oktoberfest Blumenau 2025 levou à primeira detenção no Parque Vila Germânica antes mesmo de a festa começar. Um homem, natural de Florianópolis e com um mandado de prisão aberto por não pagamento de pensão alimentícia, foi abordado assim que entrou no entorno dos pavilhões.
Continua depois da publicidade
Saiba tudo sobre Oktoberfest Blumenau 2025
O caso foi registrado na manhã desta quarta-feira (8), data que marca o início da maior festa alemã das Américas. Conforme a Polícia Civil, o homem de 58 anos foi reconhecido pelo sistema de monitoramento instalado pela organização da Oktoberfest Blumenau e preso assim que pôs os pés na Vila Germânica.
O mesmo sistema de monitoramento que motivou esta primeira prisão, vale lembrar, será replicado para os desfiles da Rua XV de Novembro. A Oktoberfest se intitula como a festa mais segura do Brasil e usa de equipamentos, treinamento de profissionais e tecnologia para identificar, apurar e evitar crimes — como o furto de celulares, por exemplo — dentro dos pavilhões.
Continua depois da publicidade
A Oktoberfest 2025 ainda dobrou a aposta na segurança dos visitantes e anunciou uma “caça” às tornozeleiras eletrônicas com o apoio da Polícia Penal como forma de coibir infrações dentro dos pavilhões. Serão mais de 300 câmeras espalhadas pela Vila Germânica, inclusive com reconhecimento facial e uso de Inteligência Artificial (IA) para monitorar atitudes suspeitas.
A 40ª edição marcará também a parceria inédita da Global Sonic, empresa blumenauense, com a Oktoberfest. Entre outras ações, ela será responsável por implantar 13 totens de emergência em pontos estratégicos do entorno da Vila Germânica. Esses equipamentos poderão ser acionados em situações de risco e os chamados serão enviados em tempo real para a central de segurança da festa, possibilitando resposta imediata das equipes.
Leia também
Veja o cardápio completo com preços da Oktoberfest Blumenau 2025
Os causos e as histórias curiosas que marcam as 40 edições da Oktoberfest Blumenau
A emocionante história de avó e neta que construíram uma casa graças à Oktoberfest Blumenau








