Em breve deve estar rodando em Santa Catarina o que um investidor promete ser a maior aceleradora de franquias do mundo. O projeto é do Ecossistema 300 Franchising, uma empresa de consultoria especializada no mercado de franchising, e inclui a construção de uma estrutura de 6,6 mil metros quadrados com laboratórios de performance, auditório para eventos e cursos, estúdio de podcast e áreas de bem-estar.

Continua depois da publicidade

O local escolhido para o investimento, cujo valor é mantido sob sigilo, é uma área de 24 mil metros quadrados no bairro Itinga, em Joinville. A escolha pela cidade catarinense se deve a uma “combinação estratégica de fatores”, diz Leandro Castelo, presidente do Ecossistema 300 Franchising. O maior município catarinense é uma potência industrial reconhecida nacionalmente, com vocação empreendedora e um ambiente propício à inovação e à produtividade, avalia o empresário.

— Além disso, pesou na decisão a disponibilidade de mão de obra em estágio inicial de formação profissional, sem vícios do mercado, com alta capacidade de formação e alinhamento à cultura da empresa. Esse fator foi decisivo para construir uma equipe de alta performance desde o início, com base nos valores e métodos da organização.

Joinville, continua Castelo, também oferece boa infraestrutura logística, qualidade de vida e custo-benefício competitivo, o que reforça o potencial da cidade como novo polo de aceleração de franquias no Brasil.

Este “hub” em desenvolvimento funcionará na prática como um centro de formação de franqueadores com foco em crescimento, treinamentos sobre vendas, expansão e gestão, laboratórios de performance com dados em tempo real, telões à vista com indicadores de desempenho e espaços integrados.

Continua depois da publicidade

A aposta, diz Castelo, busca consolidar o Ecossistema 300 Franchising como marca líder de mercado, um dos pilares do planejamento estratégico da companhia para os próximos três anos, que incluem ainda tecnologia de desenvolvimento de processos de aceleração e fusões e aquisições.

— A nova sede está diretamente conectada a esse objetivo, ela simboliza esse protagonismo. O líder de mercado tem a melhor sede, a mais tecnológica, com o melhor time e a melhor estrutura. Acredito que as empresas não nascem prontas, elas são forjadas. Joinville será o centro de forja dos próximos gigantes do franchising — projeta.

Com mais de 90 marcas sócias, a companhia já ajudou a formatar mais de 900 redes de franquias e a vender 13 mil unidades, inclusive fora do Brasil – há casos na Argentina e na Colômbia, que têm particularidades regulatórias e culturais que exigem ajustes no modelo de negócios –, com geração de 45 mil empregos.

Leia também

Oktoberfest Blumenau soluciona crime em menos de três minutos

Beto Carrero terá maior restaurante da Pizza Hut no Brasil e sabor exclusivo para o parque

Quanto os catarinenses investem na Bolsa de Valores

Oktoberfest Blumenau precisa de mais espaço e uma feira pode indicar o caminho para isso