O futuro bar da Hofbräuhaus (HB) no Biergarten, no Centro Histórico de Blumenau, terá uma estrutura própria para a produção de cerveja, além de uma loja de souvenires da marca alemã. A operação vai trazer o mesmo conceito da HB em Munique, com cardápio 100% germânico. Os planos foram revelados à coluna pelo empresário Leandro Magnani, um dos sócios do projeto.
Continua depois da publicidade
Com a desistência da Balbúrdia em recorrer do resultado da licitação, o caminho foi aberto para que a Makkã Lounge Bar, empresa de Magnani e que representou a HB na concorrência, seja oficialmente declarada vencedora da concessão, válida por 20 anos – prorrogáveis por outros 10. A expectativa é que o contrato deva ser assinado já na próxima semana.
Pelas regras do edital, cabe à vencedora da concessão reformar o prédio de cerca de mil metros quadrados de área construída, onde até o início de 2025 funcionava o restaurante Thapyoka. A revitalização foi estimada pela prefeitura em R$ 1,5 milhão. Mas os novos concessionários calculam um investimento de pelo menos R$ 10 milhões no espaço, incluindo a montagem de uma pequena fábrica de cerveja no local para abastecer o estabelecimento.
Como é o bar da Hofbräuhaus em Belo Horizonte
Segundo Magnani, o prazo para executar as obras e deixar tudo 100% é de oito meses. Mas, claro, existe o interesse de acelerar os trabalhos no que for possível para antecipar a inauguração. O empresário vai montar a equipe, com ajuda do mestre cervejeiro da HB em Belo Horizonte (MG) – onde a marca tem hoje a única unidade no Brasil –, e também vai assumir a curadoria do cardápio.
Os investidores planejam mostrar à cidade um “gostinho” do que será a operação da Hofbräuhaus. Após a assinatura do contrato, a ideia é fazer um evento na Praça Hercílio Luz ainda em novembro para apresentar o conceito. Barris de cerveja da HB do bar de Belo Horizonte já estão sendo encomendados. A exploração de uma área externa no local, além do prédio, foi uma das possibilidades previstas no edital de concessão.
Continua depois da publicidade
Interesse antigo
Por pouco Blumenau não chegou a ter uma franquia da Hofbräuhaus antes. A coluna apurou que, há alguns anos, houve conversas para a instalação de uma unidade da cervejaria alemã na Casa Hofmann, também conhecida como Casa Amarela, em frente ao Burger King da Rua 7 de Setembro.
As condições financeiras, incluindo uma questão de pagamento royalties, não agradaram investidores locais e o negócio não evoluiu. No mesmo imóvel já foi especulado, também, um restaurante da rede Madero.
Com o lançamento da concessão no Biergarten, Magnani foi procurado por representantes da marca, que tinham interesse no projeto. Desta vez, a coisa fluiu.
Leia também
Empresa de TI de Blumenau inaugura nova sede e acerta mais uma aquisição
Cervejaria desiste de recurso e abre caminho para vinda da Hofbräuhaus a Blumenau
Rede de supermercados chega a mais uma cidade nova e inaugura a 91º loja em SC
Feirão do “barco próprio” em Itajaí terá lanchas e iates com desconto












