Prefeitos do Médio Vale do Itajaí entregaram nesta quarta-feira (19) a dirigentes do distrito de Karlsruhe, na Alemanha, uma carta de interesses que propõe a troca de conhecimentos entre as duas regiões. A possibilidade de intercâmbio de experiências norteou um encontro que ocorreu na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), em Blumenau, onde os alemães foram recebidos.

Continua depois da publicidade

Os gestores da região querem estabelecer uma parceria que ofereça orientações técnicas sobre os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas (ONU), tema em que Karlsruhe é referência. A lista inclui, entre outros tópicos, educação de qualidade, consumo e produção responsáveis, acesso à energia limpa, infraestrutura, crescimento econômico e desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis, além da erradicação da fome e da pobreza.

A possibilidade de as regiões se tornarem coirmãs ainda depende da aprovação do Parlamento do distrito de Karlsruhe. Segundo o presidente da Ammvi e prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, a expectativa é que os alemães retornem ao Vale em outubro para oficializar a parceria.

— Essa é uma possibilidade de troca de experiências e conhecimentos, em especial na inovação e na tecnologia, áreas em que a Europa tem muito a nos ensinar — projeta.

A comitiva alemã foi liderada por Christoph Schnaudigel, chefe do distrito de Karlsruhe. Além dele também estavam Ragnar Watteroth, diretor do departamento de finanças e investimentos do distrito, Anja Sylvia Troeger, prefeita do município de Stutensee, e Harald Weschenfelder, vice-prefeito de Karlsdorf-Neuthard.

Continua depois da publicidade

O distrito de Karlsruhe fica no estado de Baden-Württemberg e é formado por 32 municípios. O maior deles tem apenas 40 mil habitantes, o que denota semelhança com o perfil demográfico da maior parte das cidades que integram Ammvi. Na conversa com os alemães, Hildebrandt citou a “oportunidade diferenciada” de fortalecer os vínculos com “boa parte da origem dos nossos municípios”.

Destaques do NSC Total