publicidade

Navegue por
Pedro

Funcionalismo

Prefeitura de Blumenau faz nova proposta salarial para os servidores públicos

Compartilhe

Por Pedro Machado
18/06/2019 - 09h50 - Atualizada em: 18/06/2019 - 09h50
Servidores se reúnem na manhã desta terça-feira para avaliar a nova proposta (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Blumenau reagiu à possibilidade de crescimento na adesão à greve convocada pelo sindicato dos servidores públicos municipais, o Sintraseb.

Na manhã desta terça-feira, o Executivo informou ter oficializado uma nova proposta relacionada à reposição da inflação nos salários da categoria: pagamento de 1% do INPC em dezembro e o restante, 4,07%, em janeiro. Além disso, também se comprometeu a atualizar integralmente o vale-alimentação a partir da folha de julho. Antes o poder público alegava que só teria condições de bancar esses aumentos em 2020.

Ao apresentar a nova proposta, a prefeitura admite o que já se especulava: pode ter de usar parte do valor que pretende poupar com a reforma administrativa – a extinção de fundações, autarquias e cargos, já aprovada na Câmara de Vereadores, prevê uma economia de pouco mais de R$ 14 milhões até o fim do atual mandato – para fazer frente ao crescimento da folha.

Quando apresentou as mudanças no primeiro escalão, o prefeito Mario Hildebrandt havia descartado essa possibilidade, reiterando que esses recursos seriam aplicados em saúde, educação e infraestrutura.

Representantes do Sintraseb estão reunidos na manhã desta terça-feira para avaliar a nova proposta. A categoria ainda reclama que a prefeitura não está abrindo espaço para negociações.

Com o caixa comprometido, o Executivo sustenta que a aplicação do reajuste retroativo a maio, data-base da categoria, representaria um acréscimo de cerca de R$ 25 milhões no fluxo de caixa, um dinheiro que o município diz não conseguir arcar ainda em 2019 sem comprometer o pagamento em dia do funcionalismo.

Deixe seu comentário:

Pedro Machado

Pedro Machado

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

pedro.machado@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação