nsc
    nsc

    Tecnologia

    Startup de Blumenau lança plataforma de investimento coletivo para pequenas e médias empresas

    Compartilhe

    Pedro
    Por Pedro Machado
    13/08/2019 - 13h18

    Uma fintech (como são chamadas as startups que atuam com soluções financeiras) de Blumenau promete dar um empurrãozinho para quem quer empreender mas esbarra na captação de recursos.

    Chancelada pelo programa Startup SC, do Sebrae-SC, a Investweb está se apresentando ao mercado como a primeira plataforma de investimento coletivo do Estado – e a primeira liderada por uma mulher. É um modelo de crowdfunding, semelhante às vaquinhas virtuais cada vez mais comuns na web, mas focado em tirar do papel projetos de pequenas e médias empresas e que segue regras determinadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

    Na prática, a Investweb quer aproximar quem precisa de dinheiro de quem está disposto a investir em novos negócios. Pela plataforma, as empresas podem – depois de passarem por um filtro de viabilidade – captar até R$ 5 milhões de qualquer pessoa física ou jurídica. O valor mínimo do aporte por parte do investidor é de R$ 1 mil. O lucro da fintech sai de um percentual sobre a quantia arrecadada.

    O tipo de retorno varia de acordo com o projeto, explica Ana Paula Tomelin, fundadora e CEO da Investweb. Pode ser uma fatia no negócio que está sendo impulsionado – o investidor passa a deter uma parte de uma startup, por exemplo – ou um rendimento financeiro nos mesmos moldes de aplicações tradicionais do mercado financeiro, mas com possibilidade de ganhos maiores, segundo Ana Paula, pela eliminação da participação de intermediários, como bancos.

    Apesar de nascer em Blumenau, a Investweb não tem restrição de atuação, seja por localização ou por segmento de mercado. Tanto que a captação de estreia da plataforma é para um projeto de um condomínio residencial que será implantado em Ituporanga, no Alto Vale. O site da plataforma é o investweb.co.

    Capacitação

    Depois da bem-sucedida primeira versão, em julho, a Senior iniciou nesta semana as aulas de duas novas turmas do movimento Meninas Digitais. A ação busca aproximar o público feminino da área de tecnologia da informação, um mercado ainda dominado por homens.

    Pets

    Tramita na Câmara de Blumenau projeto de lei que estabelece normas de higiene para a permanência de animais de estimação em estabelecimentos que preparam ou vendem comida na cidade. A proposta é do vereador Bruno Cunha (PSB), defensor da causa animal. O texto cita a necessidade de um espaço reservado para os pets.

    Na prática, muitos comerciantes já fazem isso. A legislação, segundo o parlamentar, vem para trazer segurança jurídica e foi debatida com a Vigilância Sanitária.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas