O título de prédio mais alto de Blumenau pode ter um novo dono no futuro. Um projeto que tramita na prefeitura prevê a construção de um edifício de 45 pavimentos e incríveis 145 metros de altura. O empreendimento, com 43,4 mil metros quadrados de área construída, está mapeado para um terreno na Rua 7 de Setembro, em pleno Centro da cidade.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Para avançar, no entanto, a proposta precisa do aval do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (Cope). O projeto será avaliado em uma reunião marcada para as 14h desta quarta-feira (27). O colegiado foi acionado, neste caso, porque há imóveis de interesse histórico no entorno de onde está prevista a construção. Entre eles, a antiga Maternidade Johannastift, que abrigou a Casa do Comércio, na esquina com a Alameda.
A documentação enviada ao Cope revela que se trata de um empreendimento misto. Na área residencial, serão 97 apartamentos com áreas que variam de 154 a 343 metros quadrados, além de 317 vagas de estacionamento. No térreo e no segundo pavimento, estão previstas 24 lojas, com 51 vagas. Elas formarão uma espécie de mini-shopping que ligará a Rua 7 com a Rua Dr. Luiz de Freitas Melro.
O projeto é da Construtora Stein, a mesma que está erguendo na Ponta Aguda o que até então seria o maior prédio de Blumenau, com 41 pavimentos e 137 metros de altura. À coluna, a empresa informou que o investimento estimado é de cerca de R$ 100 milhões.
Continua depois da publicidade
A análise do Cope é uma primeira etapa. Caso o conselho aprove a intervenção, o processo avança. Pelas dimensões do empreendimento, a construtora deve precisar elaborar um estudo de impacto de vizinhança projetando quais as consequências da instalação de um edifício tão alto, especialmente na já delicada mobilidade urbana da região central.
Veja imagens do projeto
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Prédio de mais de meio século no Centro de Blumenau está à venda
Justiça encerra recuperação judicial de grande empresa têxtil de Blumenau
Hotéis de Blumenau caminham para o melhor ano da história após duro golpe da pandemia
Oktoberfest Blumenau 2022 considera duas opções de local para o parque de diversões
Novo hotel no Centro de Blumenau já tem previsão de inauguração