Dois dos mais conhecidos hotéis de Blumenau estão sob nova gestão. O tradicional Himmelblau e o luxuoso Villa do Vale, que têm proprietários em comum, assinaram contrato com a Atrio, maior operadora hoteleira do Brasil com capital 100% nacional. Sem muito alarde, a transição foi feita nos últimos meses e se consolidou com a “virada de chave” definitiva no início de julho.

Continua depois da publicidade

Não houve venda dos empreendimentos – os donos continuam os mesmos. Com a parceria, a Atrio, que tem sede em Joinville, assume as rotinas administrativas e burocráticas das operações. O grupo já opera os hotéis Ibis e Ibis Budget em Blumenau. Com o Himmelblau, acrescenta mais 320 leitos ao seu portfólio.

No caso do Villa do Vale, a empresa entra no segmento boutique, com 20 suítes exclusivas e de alto luxo e uma estrutura que conta ainda com piscina aquecida, sauna seca, academia, sala de jogos e restaurante. O hotel já foi eleito mais de uma vez entre os melhores da categoria na América do Sul em ranking do TripAdvisor.

Veja imagens do Villa do Vale

— Vamos focar agora na parte criativa, de recepção, que gostamos muito — diz a empresária Juliana Souza Tulio.

Juliana faz parte da terceira geração da família que comanda o Himmelblau há mais de 40 anos. Ela é neta de Adelina Hess de Souza, uma das fundadoras da Dudalina, que adquiriu o empreendimento em 1983. Em 2018, Juliana e o marido, Diego Tulio, inauguraram o Villa do Vale.

Continua depois da publicidade

O casal viu na parceria com a Atrio uma possibilidade de ampliar o alcance e a abrangência das operações, surfando na estrutura de um grupo com atuação nacional, mas sem abrir mão da história dos hotéis e da autonomia, enquanto proprietários e investidores, na criação de novas experiências aos hóspedes.

— A entrada da Atrio, com 36 anos de mercado e várias marcas, traz essa profissionalização de processos, além da força comercial do grupo — avalia Tulio.

Veja imagens do Himmelblau

A nova fase já teve movimentações internas. A Atrio deslocou Luciano Kochella, que estava na gerência do Ibis Blumenau, para a gerência do Himmelblau e promoveu Paula Perpetuo, que estava na subgerência do Hotel Mercure em Itajaí, para o cargo de gerente do Villa do Vale. Paula já teve passagens por redes como Fasano e Four Seasons.

Tanto o Himmelblau quanto o Villa do Vale têm espaço para crescer no futuro. Já há planos de negócios dos dois empreendimentos mirando possíveis expansões, inclusive em área construída. Os projetos, no entanto, ainda são embrionários e só devem evoluir após a consolidação da nova gestão.

Continua depois da publicidade

O CEO da Atrio, Beto Caputo, avalia que, com esse movimento, novas oportunidades surgirão. Em entrevista à coluna em 2023, ele já havia adiantado que o modelo de expansão da Atrio incluía, entre outras estratégias, a possibilidade de assumir a operação de hotéis de Santa Catarina com gestão familiar.

Leia também

Multinacional dona da Hemmer estuda possível cisão dos negócios, diz jornal

Organização americana quer descobrir os segredos de queijos feitos em SC

Renal Vida inaugura novo centro de atendimento em shopping de SC

De quem é a culpa pelo tarifaço americano contra o Brasil