Depois de um breve período de transição, a Unimed Blumenau assumiu oficialmente nesta segunda-feira (1º) a gestão do Hospital Santa Catarina (HSC). A cooperativa médica comprou a centenária instituição de saúde por R$ 225 milhões, que serão pagos ao longo de 15 anos, informou a coluna em primeira mão no início de junho. As conversas evoluíram rapidamente até as duas partes acertarem as bases do negócio.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A Unimed e o HSC divulgaram o mesmo vídeo institucional destacando a “soma de forças” para trazer “mais estrutura, mais especialidades, mais inovação”. Pelo teor do comunicado, nada muda para os pacientes.

“A excelência e o acolhimento que só o HSC proporciona continuam, mas agora com o suporte e a força da Unimed Blumenau, oferecendo um serviço de saúde ainda mais completo para toda a comunidade”, escreveu a Unimed Blumenau em uma publicação nas redes sociais.

“O Hospital Santa Catarina, com seus 104 anos de tradição, unirá forças com a Unimed Blumenau para proporcionar um cuidado ainda mais completo e eficiente à nossa comunidade”, acrescentou o hospital.

Continua depois da publicidade

A compra do Hospital Santa Catarina pela Unimed Blumenau inclui as instalações já existentes, mas não abrange o projeto do novo edifício que deve ser erguido em um terreno em frente. Este novo empreendimento, que abrigará salas comerciais voltadas a clínicas e laboratórios, permanecerá no guarda-chuva da União Paroquial Luterana, mantenedora do hospital.

Sondado por grupos nacionais de saúde, entre eles nomes como Dasa, NotreDame e D’or, apurou a coluna, o Hospital Santa Catarina optou pela saída mais caseira possível. A coluna já havia detalhado que os luteranos não abriam mão de algumas exigências em uma eventual venda, entre elas a manutenção de filantropias e parcerias com prestadores de serviços como a própria Unimed Blumenau.

Um dos pontos que pesaram na concretização do negócio foi a garantia, por parte dos compradores, da manutenção de indicadores e padrões de atendimento, chancelados por certificados de qualidade. Pelo fato de ser uma operadora local, a Unimed Blumenau também foi uma boa alternativa para os luteranos, para manter a gestão por perto.

Os novos donos assumem o Hospital Santa Catarina já com planos de ampliação que incluem a instalação de quatro novas salas cirúrgicas e, em outro momento, a criação de mais leitos de internação. Em uma segunda etapa, já aproveitando a potencial sinergia financeira do negócio, o plano é retomar a obra do hospital da Unimed abandonado na Vila Nova, que deve ser transformado em uma unidade de pediatria e maternidade.

Continua depois da publicidade

Relembre grandes empresas de Blumenau que foram vendidas

Leia também

Multinacional criada a partir de empresa de Blumenau abre fábrica no Nordeste

Charrete motorizada pode poupar cavalos dos desfiles da Oktoberfest Blumenau

Jogo do Tigrinho cria problemão para grande empresa de SC, que reage nas redes

Dois em um e pavilhão “open bar”: como será o novo Festival da Cerveja em Blumenau

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp